quarta-feira, 7 de março de 2018

Dia Internacional da Mulher



Efeméride assinalado com palestra sob lema “violência nos locais de trabalho”

Bissau, 07 Mar 18 (ANG) - Mulheres de diferentes instituições participaram terça-feira numa palestra sob o lema “A violência nos locais de trabalho”, realizada no quadro das actividades comemorativas do dia internacional das Mulheres que se assinala amanha, 08 de Março.
Imagem Ilustrativo

A cerimónia foi presidida por Marcelina Monteiro, em representação da primeira-dama, Maria Rosa Vaz, que na ocasião aconselhou as mulheres guineenses a se unirem na luta pelo progresso.

“As mulheres merecem protecção, direito de igualdade e de oportunidade para que possam ocupar diversos lugares na sociedade. As mulheres são capazes tal como os homens, por isso devem ser dadas a chance para que possam mostrar o que realmente sabem fazer”, disse Marcelina Monteiro.

Disse que  a violência contra mulher é inadmissível e repudiante uma vez que,  “as mulheres têm os mesmos direitos que os homens”. 

Por sua vez, o secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) Júlio Mendonça realçou que a vontade supera qualquer obstáculo na vida e que o factor dinheiro existe simplesmente para complementar dinamismo dos homens.

“A UNTG tem como um dos objectivos lutar para pôr em prática o funcionamento das leis que defendem os direitos das mulheres. Mas, para que isso aconteça, precisaremos da colaboração das mulheres”, disse. 

Mendonça recomendou as mulheres a manterem filmes e confiantes nos seus trabalhos para que possam conquistar os seus lugares na base da competência.

A actividade de comemoração do Dia Internacional das Mulheres começou com uma marcha desportiva no dia 05 do mês corrente, e no dia 06 tiveram lugar  uma palestra e um torneio de futebol entre as instituições. Hoje vai ser realizada a apresentação de gastronomia tradicional .

O evento foi promovido pela UNTG e destina-se às mulheres associadas ao sindicado e  associações filiadas nesta Central Sindical. 

ANG/AALS/ÂC/JAM/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário