sexta-feira, 16 de março de 2018

Futebol



   Federação avisa que jamais assumirá despesas de competições dos “Djurtus

Bissau, 16 Mar 18 (ANG) – A Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), exortou hoje o governo para que passe a arcar com as suas responsabilidades de financiar as despesas da selecção de Futebol “0s Djurtus” nas competições internacionais.

A exortação foi feita hoje em conferência de imprensa, pelo vice-presidente da FFGB, Mamadu Saliu Baldé vulgo (Mister Balde).

 “Chegou o momento de cada um assumir as suas responsabilidades”, disse Baldé acrescentando,“por falta de apoio do governo, fomos obrigados a trabalhar para endireitar as coisas a fim de reduzir as despesas para os dois jogos amistosos que devíamos realizar em Franca”.

Apontou as dificuldades financeiras como motivo do cancelamento da partida contra o Congo-Brazzaville.      

Segundo mister Baldé, a FFGB tem utilizado verbas doados pela FIFA para apoiar o desenvolvimento do futebol guineense nas despesas da selecção nacional, pondo em risco assim sua relação com este organismo que gere o futebol mundial.

“Queremos continuar a apoiar a selecção, mas na verdade não estamos em condições, e isso já está a causar-nos problemas com a FIFA”, sublinhou o membro do comité executivo da FFGB que revelou que aquela organização, por varias vezes, teria advertido a federação de futebol que os fundos aloucados a Guiné-Bissau são para apoiar as selecções da camada inferior e equipas que actuam no campeonato nacional de futebol.

Em reacção, a Directora-geral do Desporto, que assistiu a conferência de imprensa, confirmou que nos últimos tempos o governo não tem apoiado financeiramente a participação da selecção nacional de futebol assim como das outras modalidades, nas competições em que tomaram parte.

Maria da Conceição Évora realçou, entretanto, que o seu ministério tem envidado esforço junto do Ministério das Finanças para desbloquear verbas requisitadas pela FFGB para custear as despesas da selecção, inclusive para a deslocação à França. 

“Infelizmente as nossas solicitações junto ao Ministério das Finanças não tiveram êxito porque o ministro daquela instituição alega que estão sem poder financeiro para cobrir a despesa apresentada pela FFGB devido a crise que abala o pais”, espelhou.     

Questionada sobre a resposta do governo face a exortação feita hoje pela FFGB, aquela responsável disse que cabe ao futuro executivo analisar, se vale a pena o pais continuar a participar ou não nas competições internacionais, ou deve aguardar até que as coisas melhorassem.    ANG/LLA/SG  

Sem comentários:

Enviar um comentário