sábado, 10 de março de 2018

China



Pequim acusa Trump de “atacar” comércio global com taxas sobre importações

Bissau, 10 Mar 18 (ANG)- A China acusou hoje os Estados Unidos de estarem a “atacar” o comércio mundial, prometendo a sua “firme oposição” às taxas aduaneiras sobre as importações de aço e alumínio decididas por Donald Trump.
Donald Trump justificou as novas taxas com a necessidade de proteger, por questões de segurança nacional, a indústria norte-americana mas hoje a China considera que essa decisão constitui “um ataque deliberado contra o sistema comercial multilateral incorporado pela Organização Mundial do Comércio (OMC)”, avisando que as medidas terão “um sério impacto” no mundo global.
Horas depois de Trump ter assinado os diplomas, também o ministro japonês dos Negócios Estrangeiros, Taro Kono, considerou que estas “lamentáveis” taxas “prejudicam as relações comerciais bilaterais”.
“Esta medida pode afectar muito a cooperação económica entre o Japão e os EUA, bem como todo o comércio internacional”, disse o MNE japonês.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou quinta-feira os decretos que confirmam tarifas aduaneiras de 25% às importações de aço e 10% às de alumínio, numa estratégia para proteger a indústria norte-americana.
ANG/Inforpress/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário