terça-feira, 10 de setembro de 2019

África do Sul/Xenofobia


                          Moçambique recebe 400 de seus cidadãos
Bissau, 10 set 19 (ANG) - A África do Sul continua há mais de uma semana a enfrentar uma onda de violência xenófobas que se concentram essencialmente em Pretória e Joanesburgo com um balanço de pelo menos 12 mortos, danos consideráveis e mais e 600 detenções.
Apesar de nenhum moçambicano se encontrar entre as vítimas mortais, Moçambique optou também por acolher de volta os seus cidadãos.
Regressa a Moçambique o primeiro grupo dos 400 moçambicanos que decidiram abandonar a África do Sul e fugir dos ataques xenófobos que já duram há mais de uma semana no país vizinho.
Augusta Maíta, Directora geral do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades INGC, garante que o país já está preparado para receber esta nova vaga de imigrantes.
"Aquelas pessoas que por alguma razão não tiverem para onde ir, já identificámos um espaço em Muamba, onde vamos montar o nosso centro de acomodação."
De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, os actos de violência xenófoba naquele país, já provocaram pelo menos 12 vítimas mortais.
De acordo com dados oficiais, mais de dois milhões de moçambicanos residem na África do Sul, parte dos quais trabalha em minas, agricultura e comércio, incluindo no sector informal com residências nas cidades de Johannesburg, Durban e Nelspruit. ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário