quinta-feira, 26 de setembro de 2019

França/óbito


                                         Morreu Jacques Chirac
Bissau, 26 set 19 (ANG) – O antigo presidente francês,Jacques Chirac,  morreu hoje aos 86 anos de idade, revelou a Agência de notícias de França,AFP, citando fontes familiares do malogrado.
Chirac  já tinha sido hospitalizado várias vezes desde a sua saída do Eliseu em 2007.
Jacque Chirac já havia sofrido um acidente vascular cerebral em 2005 e em 2015 foi hospitalizado várias vezes.
O ano que foi, de resto, doloroso para o ex-chefe de Estado com a morte da sua filha Laurence em Abril (de 2015). Situação que contribuiu de sobremaneira para a degradação do estado de saúde do político.
A última aparição de Jacques Chirac numa cerimónia oficial remonta a 21 de Novembro de 2014.
Altura em que apareceu já fragilizado apoiado no ombro de um dos seus guarda-costas.
A 20 de Junho de 2016 faltou à inauguração da exposição que lhe foi consagrada no museu Quai Branly, onde o ex-presidente François Hollande lhe prestou uma sentida homenagem.
Jacques Chirac venceu as presidenciais em França duas vezes, em 1995 e em 2002, este último depois de um duelo inédito com Jean Marie Le Pen.
Defensor acérrimo do “não” à guerra dos Estados Unidos no Iraque em 2003, Jacques Chirac viu igualmente o seu percurso ficar marcado por problemas com a justiça.
Foi o primeiro ex-chefe de Estado francês a receber uma sentença judicial, no final de 2011, pela criação de empregos fictícios como presidente da Câmara de Paris. Chirac não chegou a comparecer em tribunal, justificando a ausência com uma doença neurológica degenerativa. ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário