quarta-feira, 25 de setembro de 2019

24 de setembro/felicitações


                            EUA esperam eleições” livres e justas”

Bissau, 25 set 19 (ANG) – Os Estados Unidos da América(EUA) afirmam esperar que as eleições presidenciais de 24 de novembro sejam “livres e justas”, em mensagem de felicitação por ocasião da celebração terça-feira da festa de independência da Guiné-Bissau.

“Os Estados Unidos e a Guiné-Bissau têm uma relação forte e em crescimento. Estamos a trabalhar para promover a saúde,educação, segurança e boa governação na Guiné-Bissau” refere a mensagem do Departamento de Estado norte-americano(ministério dos negócios estrangeiros).

Na mesma mensagem os EUA salientam os esforços feitos pela Guiné-Bissau para “promover a democracia e fortalecer as instituições” e esperam “eleições presidenciais livres, justas e pacíficas a 24 de novembro”.

Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 1975 e desenvolvem no país vários programas de apoio ao sector da saúde, assistência à refugiados, educação, agricultura e defesa.

A Guiné-Bissau foi declarada independente  a 24 de setembro de 1973, pelo antigo presidente João Bernardo Vieira mas o reconhecimento por parte da antiga colónia, Portugal, só aconteceu a 10 de setembro de 1974. ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário