quinta-feira, 12 de setembro de 2019

VIH/Sida


       Projecto FEVE capacita  72 profissionais de saúde na Guiné-Bissau

Bissau,12 Set 19(ANG) – O Programa Regional de Fronteiras e Vulnerabilidades ao VIH/Sida na África Ocidental(FEVE), contribuiu para a capacitação de 72 profissionais de saúde na Guiné-Bissau, no domínio de atendimentos aos beneficiários, no período compreendido entre 2016 ao primeiro semestre de 2019.

Logótipo de ENDA SANTÈ Guiné-Bissau
Segundo um comunicado à  imprensa do FEVE enviado hoje à ANG, no mesmo período temporal, o projecto formou ainda 27 educadores interpares em infecção sexualmente transmissíveis, VIH/Sida, tuberculose, género e direitos humanos e técnicas de informação, Educação e Comunicação para a mudança do comportamento.

O nota informou que, graças a intervenção do projecto FEVE, 2376 populações-chave tiveram acesso a consulta médica, com diagnóstico e tratamento de Infecção Sexualmente Transmissíveis.

Refere  que o FEVE ofereceu  6065 consultas sobre infecção sexualmente Transmissíveis nas clínicas móveis do projecto e instalação de saúde parceiras e 1012 casos de Infecção Sexualmente Transmissíveis diagnosticadas e tratadas.

O documento salientou que o Programa tem contribuído para o cumprimento das metas de 3-90 ou seja, 90 por cento da população conhece o seu estado serelógico de VIH/Sida, permitindo o acesso ao rastreio para as 1977 pessoas e dentre elas, 1803 retiraram os seus resultados, com uma taxa de 91, 20 por cento.

De acordo com a nota, na Guiné-Bissau o projecto FEVE é implementado pela ENDA Santé, organização com intervenções em todas as regiões e áreas prioritárias de saúde, incluindo a capital Bissau, regiões de Cacheu, Oio, Bafatá, Gabú e Tombali.

Informa que as populações-alvo beneficiam de um pacote abrangente de serviços gratuitos, incluindo serviços de rastreio para o VIH/Sida, encaminhamento para as unidades sanitárias e acompanhamento para as unidades sanitárias.

“Uma oferta alargada de serviços é fornecida de acordo com as necessidades e populações seguidas, nomeadamente serviços integrados de saúde sexual e reprodutiva, actividades de apoio psicosocial, para capacitar os beneficiários, apoio jurídico e de advocacia”, refere o comunicado.

O Escritório Regional de Enda Santé, em colaboração com o Escritório de Enda Santé na Guiné-Bisau  organiza a terceira reunião do Comité Regional de Pilotagem(CRP), do Programa Regional de Fronteiras e Vulnerabilidades ao VIH/Sida na África Ocidental , Fase 3 nos dias 19 à 20 de Setembro , em Bissau.

A reunião contará com a presença de uma delegação do Grão-Ducado do Luxemburgo, parceiro financeiro do projecto, representantes governamentais e das ONGs dos nove países membros do programa, nomeadamente Senegal, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Gâmbia, Mali, Burkina Faso, Níger, Cabo-Verde e Costa de Marfim.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário