quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Dia Nacional


    Primeiro-ministro pede protecção de valores da liberdade e da cidadania

Bissau, 25 Set 19 (ANG) – O Primeiro-ministro Aristides Gomes pediu aos guineenses para protegerem os valores da liberdade e da cidadania e lutar juntos para consolidação do Estado de Direito Democrático.

O chefe do executivo guineense dirigia  ao povo por ocasião de mais um aniversario da Independência nacional celebrado terça-feira,24 de Setembro.

“A nossa independência custou suor, sangue e muito sacrifício por termos recusado a barbárie e a ditadura do então poder colonial. Pois, com esta mesma resiliência, que hoje, passados 46 anos, devemos proteger os valores da liberdade e da cidadania e lutarmos juntos para a consolidação do Estado de Direito democrático”, aconselhou Aristides Gomes.

O primeiro-ministro disse que as instituições da República devem ser estabilizadas, na base de processos democráticos de forma a permitir a obtenção dos ganhos prévios para responder aos desafios dos tempos modernos.

Acrescentou que só com mudanças nas Instituições Públicas é que o país vai estar a altura de garantir que cada cidadão tenha acesso aos serviços sociais básicos: alimentação, saúde, educação, habitação, energia, água e saneamento.

O governante guineense considerou de imperiosa a necessidade da realização das Eleições Presidenciais na data de 24 de Novembro próximo, tendo justificado que está convicto de que o desenvolvimento só acontecerá quando os guineenses começarem a pensar no bem do próprio país.

“A tarefa é difícil e os desafios são enormes. Porém, a nossa determinação de fazer mais e melhor superam quaisquer obstáculos que possam advir. Pela Guiné-Bissau lutaremos até ao último suspiro para honrarmos o sonho de Amílcar Cabral”, garantiu.

O Primeiro-ministro referiu que Guiné-Bissau ocupa actualmente um dos piores lugares do ranking dos países menos atractivos ao investimento estrangeiro e que por isso, é urgente a realização das Eleições Presidenciais.

“O governo que dirijo está a trabalhar arduamente no sentido de melhorar substancialmente a imagem do país aos olhos do mundo, de modo a inverter o quadro desfavorável em que a Guiné-Bissau se encontra. Temos lançado uma forte ofensiva diplomática/económica por toda parte do globo, cujos resultados poderão começar a trazer ganhos reais a curto prazo”, garantiu.  ANG/AALS//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário