terça-feira, 10 de setembro de 2019

Função pública


  Servidores do Estado descontentes com atrasos de pagamento de salários

Bissau, 10 Set 19 (ANG) – Alguns funcionários públicos manifestaram hoje as suas inquietações sobre  atrasos que têm sido recorrentes sobre o pagamento dos salários aos servidos do Estado.

Numa auscultação feita hoje pela Agência de Notícias da Guiné (ANG), o funcionário público José Mendes de Carvalho, disse que é muito complicado e delicado a situação que os funcionários públicos atravessam na Guiné-Bissau.

Segundo o funcionário, em nenhum país do mundo é admitido trabalhar sem receber no final do mês, acrescentando  que todos têm famílias e outros assuntos para resolver.

Por seu turno, a funcionária pública  Inês Fonseca de Pina salientou que o Estado da Guiné-Bissau deve recordar que o pagamento do  salário é obrigatório.

“Apesar do actual governo ter iniciado os seus trabalhos um pouco tarde, não implica que nós, enquanto funcionários públicos, não devemos exigir os nossos direitos”, disse Fonseca de Pina.

Acrescentou por outro lado que, o atraso de alguns meses de pagamento salarial por parte do patronato, está á deixar muitos funcionários sem-abrigo e sem poder financeiro para sustentar a sua casa.

 Djulei Abdu Djaló, disse que o governo deve recordar  que as pessoas que trabalham para o Estado  têm responsabilidades familiares, pelo que necessitam de receber para fazer face as suas necessidades.

Para Simões Na Motcha, a crise que o país está á enfrentar não está a ajudar no dia-a-dia  da convivência social dos guineenses.

“O actual governo herdou dívidas do governo transacto, e isto  está á dificultar o  governo no pagamento dessa dívida, mas apelamos o actual governo para fazer tudo para resolver esta situação”, referiu Na Motcha.

Dez dias passam do fim do mês funcionários públicos ainda não receberam os salários de agosto, havendo instituições cujos funcionários  nem de julho receberam. ANG/LLA/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário