segunda-feira, 23 de setembro de 2019

FMI


Chefe da missão diz  que  novos acordos com o governo serão assinados só depois das  presidenciais

Bissau, 23 Set 19(ANG) – O Chefe da missão do Fundo Monetário Internacional garantiu hoje  que os acordos e programas desta instituição com  o governo da Guiné-Bissau serão assinados só depois das eleições presidenciais.



Tobias Rasmussen que falava aos jornalistas depois do encontro com Chefe de Estado cessante, José Mário Vaz  disse que a sua equipa está no país para uma visita de uma semana, com o objetivo de avaliar a  evolução económica da Guiné-Bissau.

“Trocamos impressões com as autoridades nacionais sobre as perspectivas, nomeadamente no que respeita os planos orçamentais para 2020 “, frisou.

Tobias Rasmussen informou que também  manteve encontro com o ministro das Finanças,  para lhe explicar quais são os objetivos da missão.

“Conversamos sobre os  desafios, a questão da economia nacional e da herança que se consubstanciou na campanha de cajú do ano transacto”, explicou.

Disse que  os constrangimentos adicionais, ao nível das finanças públicas, assim como a necessidade suplementar de contração de empréstimos para colmatar esse diferencial, foram outros assuntos abordados com José Mário Vaz.

 O chefe da missão do FMI disse que recebeu sinais por parte das autoridades nacionais, que confirmam o interesse em assinar  novo acordo e estabelecer um novo programa com o Fundo.

O Presidente da República recebeu igualmente em audiência, o director das Operação de Banco Mundial, Nathan Balete que na ocasião afirmou que aquela instituição irá financiar o país no âmbito do projecto para a   redução da pobreza, no valor de 350 milhões de  dólares.ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário