quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Sociedade


Presidente do Movimento da Sociedade Civil apela despartidarização da organização

Bissau, 19 Set 19 (ANG) – O Presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil para Paz, Democracia e Desenvolvimento (MNSCPDD) apelou aos associados  a despartidarização da organização, “porque o objectivo do Movimento  é fazer  política social para o desenvolvimento humano, económico, sociocultural e ambiental”.

Fodé Carambá Sanhá fez o apelo numa conferência de imprensa alusiva a celebração do Dia Mundial da Paz, que se assinala no próximo dia 21 de Setembro, sob o lema “ Acção no domínio do clima para a paz “.

Disse que o acto será marcado com a realização de um seminário, manifestações e atividades culturais que culminarão com as festividades do  Dia da independência do país, 24 de Setembro.

Revelou que o Movimento da Sociedade Civil  vai lançar no próximo di  20  um  relatório sobre a  sua contribuição nas eleições legislativas do março último tendo convidado todas as formações políticas com e sem acento parlamentar para assistir ao ato.

“ Precisamos de acompanhamento da comunidade internacional em todos os trabalhos ligados ao desenvolvimento do país, “frisou.

Por sua vez, a representante da Rede de Mulheres Promotoras de Paz no Espaço CEDEAO, (REMCESPCAO), Elisa Tavares Pinto lembrou  que depois das eleições legislativas, o país teve dificuldades, tanto na formação do elenco governamental como da mesa da Assembleia Nacional Popular e que actualmente a tensão política aumenta com o aproximar das presidenciais pelo que as mensagens de paz são fundamentais para se criar um clima de tranquilidade no país.

Pinto afirmou que os políticos guineenses estão muito alterados neste momento em que aproxima as eleições presidenciais de 24 de Novembro e a população está inquieto e com incerteza de que a agitação social pode voltar  a convivência dos guineenses.

Elisa Pinto pediu maior contenção aos candidatos a Presidência da República, para se assegurar “a tão almejada paz e estabilidade”.ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário