terça-feira, 10 de setembro de 2019

Burkina Faso


                   Ataques terroristas provocam dezenas de mortos
Bissau, 10 set 19 (ANG) -  Pelo menos 29 pessoas morreram  segunda-feira em dois ataques, um com engenho explosivo improvisado em duas localidades da província de Sanmatenga, no norte de Burkina Faso, segundo as autoridades governamentais e locais.
Segundo as mesmas fontes foram ataques terroristas levados a cabo por grupo jiadistas que operam naquela região.
Num dos ataques foi utilizado engenho explosivo improvisado no eixo Barsalogho-Guendbila. O primeiro balanço começou por ser de 15 mortos e 6 feridos, depois passou para  20 mortos até este mais recente de 29 mortos.
"Este domingo, 8 de setembro, um camião explodiu quando passou em cima do engenho explosivo no referido eixo da província de Sanmatenga", afirmou o porta voz, Remis Fulgance Dandjinou, num comunicado.
Uma fonte da segurança indicou que as vítimas eram na sua maioria comerciantes.
O segundo ataque, foi a 50 quilómetros de Barsalogho, "um ataque levado a cabo por terroristas contra uma coluna de carros", acrescentou o comunicado.
"Cerca de 10 motoristas das viaturas foram mortos", segundo um eleito local de Barsalogho, sublinhando que os carros transportavam alimentos para populações deslocadas de Dablo e Kelbo, visitado por indivíduos armados.
Foram enviados reforços militares para as localidades e estão em curso operações de busca e securização dos perímetros onde ocorreram os ataques".
Burkina Faso, país pobre da África do oeste vive há 4 anos e meio numa espiral de violência levada a cabo por grupos armados jiadistas, com ligações a Al Qaida e ao Estado Islâmico outro movimento terrorista.
Uma cimeira extraordinária dos chefes de Estado sobre a segurança na sub-região está marcada para 14 de setembro, em Uagadugu, capital de Burkina Faso.  ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário