quinta-feira, 19 de setembro de 2019

VIH/Sida


Governo se congratula com trabalhos do  projecto FEVE no reforço do sistema de saúde

Bissau,19 Set 19(ANG) – A directora-geral das Doenças Transmíssíveis e Não Transmissíveis, do Ministério da Saúde Pública afirmou que o Governo se congratula com os esforços do projecto Fronteiras e Vulnerabilidades Face ao VIH/Sida na África Ocidental(FEVE), no reforço do sistema de saúde através de formação dos profissionais e da reabilitação das estruturas sanitárias do país.
Logotipo da Enda Santé

Lisandra Cabral Pires que falava hoje na abertura da 3ª Reunião do Comité Regional de Pilotagem da Enda Santé que decorre entre hoje e sexta-feira , em Bissau, disse que 90 por cento de todas as pessoas infectadas com VIH/sida despistadas deverão receber um tratamento anteretroviral durável.

“Igualmente 90 por cento de pessoas que receberam o tratamento antiretroviral deverão ter uma carga viral duravelmente supirmida”, informou aquela responsável.

Disse que o Governo fixou como objectivo, a valorização do capital humano e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, acrescentando que, neste sentido, a Enda Santé, para eles, desempenha um papel  nobre luta contra o VIH/Sida, que lamentavelmente continua a ceifar vidas, muitas das vezes de forma inocente.

O director nacional da Enda Guiné-Bissau, Mamadú Aliu Djaló salientou que o país poderá ganhar com a realização da 3ª Reunião do Comité de Pilotagem da organização, adquirindo boas experiências e práticas dos  países da sub região, e fortalecer a cooperação.

Adiantou  que, ao nível da rede FEVE, pretende-se a descentralização do rastreio do VIH/Sida, frisando que até aqui a maioria dos países tem feito esse trabalho só com as estruturas clínicas.

Disse  que as novas orientações permitem que agentes comunitários realizem  igualmente essa tarefa.

Participam no encontro de Bissau  técnicos da Guiné-Bissau, Senegal, Cabo-Verde, Guiné-Conocri, Gâmbia, Burkina-Faso, Mali, Niger e Costa de Marfim, representantes do Escritório Regional de ONU-Sida, do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Luxemburgo. ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário