segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Nutrição/produtos locais


Representante  do PAM  reafirma  apoio ao governo no abastecimento de cantinas escolares

Bissau, 23 Set 19(ANG)-  A Representante do Programa Alimentar Mundial  (PAM) no país   afirmou esta segunda-feira  que a sua organização não poupará esforços no apoio ao   governo para o abastecimento, com produtos locais, das cantinas escolares.

Foto arquivo
Em comunicado à imprensa enviada à ANG, Kiyomi Kawaguchi disse que esta estratégia  de compra de alimentos com os agricultores familiares das comunidades próximas pelas  escolas  não apenas fornece produtos frescos aos alunos, como  também fomenta a diversificação dos mesmos alimentos, encoraja a produtividade agrícola e estimula a economia local.

Segundo o documento, a implementação do plano de compras locais para a cantina escolar começou em 2017 com financiamento do governo guineense e atingiu em 2018 a cifra de 464 mil dólares americano.

Com o referido investimento do governo , nos períodos do ano letivo 2017/2018 e 2018/2019, mais de 1500 crianças em 60 escolas da região de Cacheu e Oio foram alimentadas com um total de 58 toneladas de alimentos, nomeadamente hortaliças, feijão, tubérculos e sal  iodado,comprados directamente dos pequenos agricultores , maioriatariamente mulheres.

 “ O PAM oferece o cursos de alfabetização, nutrição e de conhecimentos básicos em negócios para essas mulheres agricultoras” refere  o comunicado.

Para o bem dos alunos, a representante residente do PAM  convida à todos os parceiros comprometidos com a educação e a nutrição das crianças a aumentarem  os investimentos na Cantina Escolar.

‘ Não podemos esperar que as crianças se concentram nas aulas e aprendam as matérias se estiverem com fome. Não é justo que elas estejam sozinhas  nessa batalha. É obrigação de todos assegurar o direito à aprendizagem e oferecer as condições básicas para que as crianças  desenvolvam felizes, saudáveis e capacitadas, “diz Kiyomi Kawaguchi.

A Guiné-Bissau é o sétimo  país do continente africano a  aprovar   uma lei especifica sobre a Cantina Escolar.
Esse instrumento jurídico considerado de  grande importância para os alunos e para o país, e  assegurar uma parcela do Orçamento Geral do Estado para as escolas públicas do primeiro ao terceiro ciclo do Ensino Básico. ANG/JD//SG 

Sem comentários:

Enviar um comentário