quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Independência Nacional


“Caminhei para concretização dos sonhos dos combatentes da liberdade da pátria”, diz José Mário Vaz

Bissau,25 Set 19(ANG) – O Presidente da República cessante afirmou que durante os cinco anos do seu mandato percorreu a caminhada para a concretização dos sonhos daqueles que combateram pela independência e pela dignidade dos guineenses.

José Mário Vaz, em mensagem à Nação, por ocasião do Dia da Independência da Guiné-Bissau celebrado na terça-feira, 24 de Setembro, disse que sempre manteve o silêncio porque a sua luta é pela dignidade da Pátria, pelo Progresso e bem estar do Povo guineense.

“Tenho dito com orgulho de forma repetida que durante os cinco anos do meu mandato não existiu um único episódio de violência na Guiné-Bissau e não se ouviu um único tiro nos quartéis. Nós tivemos paz, cada cidadão goza plenamente de liberdade no exercício dos seus direitos civis e políticos, a imprensa é livre, as manifestações não são reprimidas”, enalteceu.

O Presidente da República cessante frisou que contrariamente ao passado, nestes cinco anos, ninguém foi morto, preso ou espancado na calada da noite e ninguém foi perseguido e “não temos hoje nenhum exilado político”.

“O nosso enorme obrigado às Forças de Defesa e Segurança pelo contributo que dão no dia-a-dia para que os cidadãos possam dizer, com orgulho, nunca mais à violência”, referiu.
O chefe de Estado sublinhou que, contudo, nos últimos tempos, o país tem sido confrontado por velhas fantasmas que ameaçam a sua integridade, a dignidade, honra e respeitabilidade enquanto Povo no concerto das Nações.

“O fenómeno de droga que havia desaparecido nos últimos cinco anos,  volta de novo em força para massacrar e fustigar o nosso Povo”, disse.

José Mário Vaz frisou que  a Guiné-Bissau não produz drogas e a sua população não tem capacidade económica para as consumir, acrescentando que mas que é igualmente verdade que se os estrangeiros que trazem as droga deixaram de estar presentes no país nos últimos cinco anos e agora voltam a reaparecer em força, é porque eles voltaram a sentir que agora têm de novo a cobertura e protecção de “gente poderosa”.

“Na Guiné-Bissau que estamos a ajudar a mudar para um novo rumo não pode haver lugar para narcotraficantes e nem para os seus cúmplices internos. A todos eles, nós advertimos: Nunca mais! Esta terra é nossa e nós queremo-la  limpa”, avisou.

O Presidente da República disse que o narcotráfico é um fenómeno nocivo que coroe e destrói os alicerces de uma Nação, que mina as instituições do Estado e lança o Povo na insegurança, violência e na miséria.

Assegurou que não irão consentir que a ambição deste pseudo elite embriagada pelo dinheiro, transforme o país num pântano de desgraça, tendo questionado de onde está a justiça e os suspeitos destas operações que, a todo o custo, querem rotular o país como um narco-Estado.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário