sexta-feira, 20 de setembro de 2019

ANP


Presidente do sindicato de base dos funcionários reafirma continuidade da greve

Bissau, 20 Set 19 (ANG) - O Presidente do sindicato de base da Assembleia Nacional Popular (ANP) reafirmou quinta-feira a continuidade da greve naquele órgão da soberania, noticiou a rádio Pindjiquiti.

André Francisco Có, que falava a saída de um encontro com a administração do parlamento, informou que não houve progressos no encontro negocial com o patronato.

Disse  que a Comissão Negocial criada se limitou  a pedir ao sindicato para criar condições de serviço mínimo, que inclui entre outros, fazer funcionar a central eléctrica da ANP para dar iluminação e som na plenária, permitindo a discussão do Programa do Governo e Orçamento geral do Estado.

Acrescentou que os técnicos do grupo de gerador da ANP, estão em greve e o que sindicato não sabe dos seus paradeiros, garantindo contudo que estão dispostos a continuar as negociações com o patronato.

Disse que enviaram uma carta à todas as bancadas parlamentares da ANP, solicitando o encontro para discussão dos assuntos laborais naquela instituição mas que  não receberam nenhuma resposta.

André Có convida aos líderes das diferentes bancadas parlamentares a desmentirem, caso não receberam cartas do sindicato.

Os deputados da nação deviam iniciar quinta-feira a discussão do Programa do Governo e o Orçamento Geral de Estado mas a greve de 9 dias decretada pelo sindicato de Base da Assembleia Nacional Popular inviabilizou a realização da reunião parlamentar para esse efeito.

Entretanto, a direcção da ANP recorreu à um dos hotéis da capital para proceder, apenas, a abertura da sessão, devendo os trabalhos serem  prosseguidos na segunda-feira,  na sede da ANP.

Os funcionários da ANP estão a reivindicar entre outros, o pagamento de dois meses de salários em atraso e a promulgação dos estatutos dos funcionários da ANP. ANG/JD/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário