sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Tunísia/óbito


                     Morreu antigo presidente Ben Ali aos 83 anos
Bissau, 20 set 19 (ANG) - O antigo Presidente tunisino Zine Ben Ali morreu  quinta-feira na Arábia Saudita onde se encontrava exilado desde a queda do seu regime em 2011, segundo anunciou o advogado da sua família.
A hospitalização do antigo chefe de Estado de 83 anos tinha sido confirmada há uma semana.
Ben Ali dirigiu a Tunísia durante 23 anos com mão de ferro.
A revolução democrática de 2011, precursora das chamadas primaveras árabes, acabou por o obrigar a refugiar-se na Arábia Saudita.
Ele tinha chegado ao poder em Novembro de 1987 ao destituir Habib Ben Ali Bourguiba, o pai da nação.
Formado em electrónica e na área militar Ben Ali dirigiu, nomeadamente, na sua ascensão política, a segurança militar,onde se empenhou em denunciar o perigo dos islamitas.
Torna-se secretário de Estado em 84 e, depois, ministro da administração interna, em 87 afasta o emblemático mas envelhecido Bourguiba.
Ao chegar à presidência toma como alvo os islamitas, mas também os vários quadrantes políticos, reprime a imprensa e aceita apenas uma oposição de fachada.
A sua família controla as riquezas do país enquanto o desemprego dos jovens alastra.
A 17 de Dezembro de 2010 um estudante desempregado de Sidi Bouzid, no centro, imola-se após a polícia lhe ter confiscado a fruta e a hortaliça que queria vender, por não dispor de alvará para o efeito.
É o rastilho de pólvora que originaria o levantamento popular que obriga Ben Ali a deixar Tunes a 14 de Janeiro de 2011. ANG/RFI



Sem comentários:

Enviar um comentário