quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Prolongamento do ano lectivo 2018/19


Conaeguib subscreve decisão governamental mas pede cumprimento de compromissos com sindicatos

Bissau, 26 set 19 (ANG) – O Presidente da Confederação Nacional das Associações de Estudantes da Guiné-Bissau (Conaeguib) reafirmou  hoje o seu apoio a decisão governamental de prolongar o ano lectivo 2018/2019 até ao fim do ano em curso, na condição de o governo  honrar os compromissos assumidos perante os sindicatos do sector do ensino.

Bacar Darame, em  entrevista exclusiva à ANG disse que foi elaborado um Programa de Estabilização do Sistema Educativo na Guiné-Bissau, que foi apresentado em agosto numa reunião com os parceiros do Ministério da Educação Nacional e do Ensino Superior.

“Na ocasião, mostramos ao Executivo que a nossa organização não tem nenhuma objeção à proposta, se os sindicatos do sector igualmente concordaram em voltar para as salas de aulas, uma vez que têm garantias do Governo de que os pontos constantes no caderno reivindicativo serão resolvidos”, reafirmou.

Darame disse que não têm nenhuma objeção em relação ao  plano desde que seja executável, ou seja, segundo ele, não se pode pensar somente em fazer planos, sem a sua concretização prática.

Segundo o plano de recuperação dos dias lectivos perdidos no ano lectivo passado devido as sucessivas paralisações no ensino público do país, as aulas decorrem  de Outubro à Dezembro de 2019 e o  novo ano lectivo 2019/20, arranca a partir  de Janeiro de 2020 nas escolas afectadas pelas paralisações.

O responsável máximo dos estudantes da Guiné-Bissau, frisou que  as escolas de auto gestão e outras que não foram atingidas pelas greves, irão funcionar normalmente com os três períodos, salientando que seria perturbador haver nova paragem das aulas neste período que se decidiu estender ou recuperar os dias lectivos.

“Por isso afirmamos que a nossa posição não é estática ou seja vamos simplesmente demarcar da posição do governo caso este plano falhar, por isso apelamos ao Ministro da Educação, Primeiro-ministro e Ministro da Economia e Finanças para o cumprimento do acordo assinado com os sindicatos do sector educativo”, apelou.

Braima Darame disse ainda que para ajudar no cumprimento do plano do Governo, a Conaiguib submeteu ao Ministério da Educação e Ensino Superior e seus parceiros um projecto de sensibilização dos estudantes para voltarem para as salas de aulas, salientando que não têm só a missão de defender, mas também de colaborar para a implementação do programa que vai ajudar a melhorar a qualidade o ensino guineense.

O líder da Conaiguib aconselhou aos estudantes que foram afectados pela greve a voltaram para as salas de aulas e aproveitarem, no máximo,  e pede igualmente aos  pais e encarregados de educação para colaborarem mandando  os seus educandos para as escolas, “porque é a única riqueza e o caminho certo para o desenvolvimento do país”.

Os docentes têm reivindicado o pagamento de salários atrasados à algumas categorias de professores e a implementação da Carreira Docente, entre outras. ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário