segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Caso prédio de Chapa


Sociedade Civil exige punição dos culpados pela queda da varanda  que matou cinco pessoas

Bissau, 23 Set 19 (ANG) –O Movimento Nacional da Sociedade Civil exige que o Estado responsabilize criminalmente os  implicados na construção do prédio cuja queda da varanda provocou a morte à cinco pessoas, no último fim de semana, em Bissau.

A  exigência da maior organização da sociedade civil do país foi tornada pública através de um Comunicado à imprensa, emitido em jeito de solidariedade para com as famílias das vitimas do acidente que ainda provocou seis feridos .

“ A Sociedade civil manifesta o seu profundo pesar ás famílias enlutadas, extensiva à Associação da Diáspora da Republica de Guiné Conacri residentes e a sua embaixada acreditada na Guiné-Bissau”, lê-se no comunicado.

As vitimas do referido acidente são todas guineenses da vizinha República da Guiné(Conacri).

No documento a organização exortou ao Estado no sentido de ordenar uma perícia sobre estado geral do prédio que começou a desabar para ter um parecer  sobre eventual necessidade ou não de demolição total  do imóvel e consequente refundação da obra ao novo edifício caso se justifique.

“É notório que as estruturas técnicas do aparelho do Estado são banalizadas, submetidas e subjugadas pelos seus titulares políticos, facto que propicia a fácil alienação por parte dos corruptores aos corruptos dotados das competências técnicas e autoridades possíveis de tomadas de medidas de melhor orientação, correcção e punição dos infractores, em estrita observância das leis e normais de Administração Publica guineense”, refere o documento.

A Organização da Sociedade Civil considerou de chocante a desestruturação, disfuncionamento e défice de autoridade de estado em todos os sectores da vida nacional.
“É do domínio público que há um ano atrás, a Ordem dos Arquitectos lançou um apelo às entidades competentes no sentido de travarem as desordens verificadas no sector da construção civil ,mas  não houve resposta face a situação”, refere a Sociedade Civil no documento.

A varanda de um prédio perto de Chapa de Bissau desabou esmagando mortalmente cinco e ferindo seis outras pessoas todas elas da Guiné-Conacri, que debaixo do prédio se dedicam a actividade comercial.

O incidente ocorreu na noite de sexta-feira numa altura em que chuvas intensas se faziam sentir em Bissau.  O Funeral das vítimas realizou-se no sábado, no cemitério da Antula, em Bissau. ANG/AALS//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário