segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Presidenciais 2019


             CPLP promete enviar observadores para próximas eleições

Bissau, 16 Set 19 (ANG) – O ministro dos Negócios Estrangeiros Cabo-verdiano, revelou no último fim de semana, depois de uma visita de trabalho de dois dias à Guiné-Bissau, que as próximas eleições presidenciais previstas para 24 de novembro terão o total apoio da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP).

Em declarações á imprensa, Luís Felipe Tavares felicitou a Guiné-Bissau pela forma “honesta e transparente” como decorreram as eleições legislativas de 10 de Marco, vencidas pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC).

Acrescentou por outro lado que uma das prioridades da CPLP é trabalhar no sentido de ajudar a Guiné-Bissau a realizar a sua próxima eleição presidencial, marcada para 24 de novembro, para que decorra de uma forma livre, justa e transparente.

“A Guiné-Bissau nos últimos tempos tem recebido visitas da Comunidade Internacional relativamente ao processo eleitoral no país, e isso demonstra que toda a Comunidade Internacional está disposta a contribuir para que haja uma eleição justa e transparente na Guiné-Bissau”, sustentou o ministro Cabo-verdiano.

Questionado sobro o número exato dos observadores que a CPLP ⁄pretende enviar durante o período eleitoral que se avizinha na Guiné-Bissau, em resposta, Luís Felipe Tavares, assegurou que no momento não pode definir o número exato de observadores que a sua comunidade irá enviar para a Guiné-Bissau, porque é um assunto que a CPLP irá discutir com as autoridades locais.

“A CPLP está muito interessada em ajudar o povo da Guiné-Bissau a retomar o seu destino enquanto Estado e membro, e a própria Cabo-Verde enquanto país irmão da Guiné-Bissau pretende que as próximas eleições presidenciais decorram na data prevista, a fim de permitir que os dois países possam seguir com os acordos anteriores em alguns sectores, ao mesmo tempo avançar com para novos acordos em outros domínios, para o bem dos dois povos irmãos”, assegurou o diplomata.

Cabo Verde exerce atualmente a presidência rotativa da organização.ANG ⁄LLA/ÂC//SG  dominios para o bem dos dois povos amigos e rimaos"a data  na Guinelativamente ao processo, e isso demostra que toda

Sem comentários:

Enviar um comentário