quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Política





Bissau, 25 set 19 (ANG) - O primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, disse hoje que o programa de Governo e o Orçamento Geral do Estado serão debatidos no parlamento em 15 de outubro e garantiu que os dois instrumentos serão aprovados pelos deputados.
Aristides Gomes falava aos jornalistas à saída de uma reunião de concertação sobre  nova data com o presidente do parlamento, Cipriano Cassamá.

"Já há uma nova data. Será em 15 de outubro. Nós vamos discutir e aprovar o programa do Governo e o Orçamento Geral do Estado",declarou o primeiro-ministro guineense.

Aristides Gomes observou existirem "melhores condições" para que o parlamento aprecie os dois instrumentos, através de um "debate aprofundado".

O debate do programa de Governo guineense tem estado envolvido em polémicas entre as bancadas parlamentares.

Na quinta-feira, o presidente do parlamento e os partidos da oposição ao Governo, Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15) e Partido da Renovação Social (PRS) e alguns deputados da Assembleia do Povo Unido -- Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), que integra a coligação governamental, participaram numa sessão plenária, que decorreu numa unidade hoteleira, em Bissau, na qual se limitou a proceder a abertura da sessão parlamentar convocada para o debate e aprovação dos dois documentos de governação.
A referida sessão não contou com a presença  do Governo,  e do partido maioritário, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Dias depois, o PAIGC contestou a reunião, que considera ter sido convocada de forma ilegal. ANG/Lusa


Sem comentários:

Enviar um comentário