sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Política


MADEM-G15 e PRS contestam nova data de apresentação de programa do Governo

Bissau, 27 Set 19 (ANG) – O Movimento para Alternância Democrática (MADEM G-15) e Partido da Renovação Social (PRS) contestaram hoje numa conferência de imprensa conjunta a nova marcação da data de apresentação no parlamento do programa do governo e Orçamento Geral do Estado para dia 15 de Outubro.

Abdu Mané
Na ocasião, MADEM G-15 e PRS mostraram-se revoltados com a atitude do Presidente de Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassama, de ter marcado a nova data de apresentação do programa do governo depois da  ausência da bancada do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC), na sessão passada sem justificação.

Abudo Mané, vice líder da bancada parlamentar do MADEM G-15 acusou o Presidente da ANP de ter sido manipulado pelo Primeiro-ministro, Aristides Gomes, para  aceitar marcar a nova data de apresentação do programa  depois de prazo limite estipulado pelo regimento.

Ainda o vice líder parlamentar do MADEM G15, considerou o actual governo de caduco, e sem condições para continuar a governar o país.

Por outro lado, este responsável  acusou o executivo de não querer prestar  conta e estar a emitir títulos do tesouro público no valor de 10 biliões sem ter Orçamento Geral do  Estado aprovado pelo parlamento.

Por sua vez, o líder de bancada parlamentar do PRS, Sola Na N'Quilin Na Bitchita, disse ficar surpreso com esta nova marcação da nova data de apresentação do programa sem ter encerrado a sessão anterior, salientando que, neste sentido, a sua bancada não vai reconhecer esta data.

Para o líder da Bancada Parlamentar do PRS, a Guiné-Bissau está sem governo neste momento.

 Na Bitchita, exorta o Presidente da República a assumir sua responsabilidade de nomear o novo governo. Segundo ele, se estiver no lugar do Presidente da República, ia demitir este governo imediatamente depois de não ter apresentado o programa na data prevista pela Lei.

"Vou reafirmar o que já tínhamos comunicado ao Presidente da ANP, de que a Bancada do PRS não vai participar nesta sessão marcada para o dia 15 Outubro",afirmou Sola Na N'Quilin Na Bitchita.

O Parlamento e o Governo chegaram a um acordo para que o Programa do Governo e Orçamento Geral do Estado sejam apresentados em plenária da ANP para efeitos de debate e aprovação no próximo dia 15 de outubro. ANG/CP/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário