terça-feira, 17 de setembro de 2019

Ensino Público


    Directores dos liceus públicos de Bissau pedem comparência de alunos

Bissau, 17 Set 19 (ANG) - Os Directores dos três liceus públicos de  Bissau nomeadamente Kwame N’krumah, Agostinho Neto e Rui Barcelo Cunha pediram esta terça-feira a comparência dos alunos nas salas de aulas de modo a facilitar a continuidade no ano lectivo.

Os três directores  fizeram o referido pedido numa auscultação feita pela Agência de Notícias da Guiné concernente a continuidade do ano lectivo 2018/2019.

O Director interino de liceu Kwame N’krumah Carlitos na Lama considerou que os professores estão com vontade de e continuar o ano lectivo, uma vez que comparecerem em massa para desempenhar as suas funções.

Na Lama sublinhou que os alunos é que estão a dificultar o  normal funcionamento das aulas com as suas ausências , porque têm aparecido no máximo dois ou três em algumas turmas e havendo turmas vazias.

Por sua vez, o Director de liceu Agostinho Neto, Samuel Fernando Mango considerou de encorajadora a presença dos alunos naquele estabelecimento escolar e pediu maior aderência dos mesmos para facilitar o  funcionamento das aulas.

“Apesar de a comparência ser encorajadora, podemos dizer que os professores se empenharam ainda mais. Vieram em em massa e prontos para trabalhar. Só precisamos de maiores números de alunos nas salas de aula”, disse aquele responsável.

O Subdiretor do liceu Rui Barcelo Cunha, Justino João Có, pede a colaboração dos  alunos, para o progresso do ano lectivo 2018/2019, tendo justificado que os professores não podem exclusivamente fazer com que o ano lectivo tenha sucesso se os alunos não se  empenharem.

Suncar Camará, aluna de 12º ano do liceu Rui Barcelo Cunha confirmou que realmente os alunos não estão a comparecer em massa e que isso pode prejudicar os que têm a vontade de concluir o ano lectivo.

“Peço aos meus colegas que não pensem em desistir, porque o tempo passa e a idade não nos espera. Vamos ficar velhos a cada dia, por isso, é necessário aproveitar, no máximo, para que possamos ajudar na construção da nossa amada terra - Guiné-Bissau”, encorajou a Suncar.

O aluno de 12º ano de liceu Agostinho Neto, Setímio Fernando Assote apelou igualmente aos seus colegas no sentido de retomarem as aulas para não  perderem o ano lectivo.

“Penso que os alunos ´devem ter mais interesse em estar  nas salas de aulas uma vez que são os maiores beneficiários com a continuidade do ano lectivo. Não devemos pensar que já é tarde para aprender algo, porque o conhecimento e a sabedoria depende de nós mesmos. Digo isso, porque actualmente existe formas de fazer pesquisas para aprofundar  conhecimentos”, referiu Assote.

O ano lectivo 2018/2019 foi retomado segunda-feira em todo o território nacional devendo prolongar até ao fim do ano, para o ano lectivo 2019/2020 se iniciar em janeiro de 2020.

As alterações no calendário escolar se devem as sucessivas greves de professores observadas no decurso do ano lectivo ainda em curso. ANG/AALS//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário