sexta-feira, 27 de setembro de 2019

China Popular/dia nacional


“ A proximidade das datas de independência entre Guiné-Bissau e China mostra que partilhem mesmo destino”, diz Jin Hongjun

Bissau, 27 Set 19 (ANG) - O Embaixador da China na Guiné-Bissau afirmou esta quinta-feira que a proximidade das datas de independência da Guiné-Bissau e da República Popular da China mostra que os dois países partilhem o mesmo destino.

Jin Hongjun falava no quadro da comemoração de 70º aniversário da República Popular da China na qual estavam presentes membros do governo, diferentes figuras da sociedade guineense e os chineses que vivem em Bissau.

“A Guiné-Bissau celebra o quadragésimo sexto aniversário da sua independência no dia 24 do corrente mês e a China está a celebrar o seu hoje 26 do mesmo mês, isso não pode ser apenas uma coincidência, mas sim uma ligação especial”, considerou o diplomata chinês.

O Embaixador da China disse que a Guiné-Bissau é um país que possui recursos naturais abundantes, um povo trabalhador e amável e que por isso, merece o desenvolvimento com a finalidade de garantir o bem-estar ao povo em geral.

Jin Hongjun garantiu que a China está e estará sempre disposto a continuar a sua colaboração com a Guiné-Bissau no sentido de promover, cada vez mais, o benefício comum entre os dois países.

“Os 70 anos que percorremos são anos extraordinários para chineses, visto que a China passou de um país pobre e fraco para um Estado próspero e forte. Particularmente os 41 anos de reforma e abertura trouxeram para a China desenvolvimentos sem precedentes com múltiplos milagres chineses”, revelou.

O Embaixador chinês informou que nos últimos 70 anos a economia da china conheceu avanços significativos e que o PIB em 2018 atingiu 1.360,5 bilhões de dólares (175 vezes ao PIB da fundação da Republica Popular da China) o que lhe faz tornar num segundo maior país na economia do mundo com uma proporção de 16%.

Acrescentou que é provável que a China torne no maior mercado consumidor nos próximos anos por motivo de ser maior parceiro comercial e maior mercado de exportação de cerca de 130 países e regiões e contribui com mais de 30 % ao crescimento económico mundial.

“A vida da população chinesa conheceu melhorias constantes nos últimos 70 anos, a renda dos cidadãos tem vindo a aumentar e a capacidade de consumo tem sido reforçada continuamente. A china conseguiu montar o maior sistema de segurança social no mundo que inclui o seguro aos idosos, serviços médico-sanitários, subsídios e habitações sociais entre os quais o seguro básico dos idosos cobre mais de 900 milhões de cidadãos”, diz o Embaixador.

Sublinhou que nos últimos seis anos, um total de 82, 39 milhões de chineses livrarem-se da pobreza e as áreas rurais da China passaram da pobreza generalizada para a eliminação geral de pobreza absoluta, e que devido isso, tornou-se no primeiro país em desenvolvimento a alcançar as metas de redução da pobreza das Organizações das Nações Unidas contribuindo assim com 70% para o trabalho da redução da carência no mundo.

Hongjun disse que, apesar de grande diferença que separa a Guiné-Bissau da China, o povo chinês está sempre próximo do povo guineense, quer nas relações de amizade, de cooperação, assim como na perspectiva de um desenvolvimento melhor para a nação guineense.

Na cerimónia, o ministro da Defesa nacional, Luís Silva de Melo proferiu um discurso de felicitação das autoridades chinesas e agradeceu o apoio e o acompanhamento que a Republica Popular da China sempre deu ao processo de desenvolvimento da Guiné-Bissau.

A República Popular da China coopera com a Guiné-Bissau nos domínios de Agricultura, formaçao de quadros, saúde, comércio, criação de infraestruturas, pescas, entre outras. ANG/AALS//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário