Justiça francesa arquiva processo contra Air France e Airbus
Bissau, 05 set 19 (ANG) - A
Justiça francesa determinou nesta quinta-feira (5) o arquivamento do processo
que apurava a responsabilidade da Air France e da Airbus no acidente do voo
AF447 entre Rio e Paris, que caiu em 31 de maio de 2009, deixando 228 mortos.
“O acidente se explica por
um conjunto de fatores nunca ocorridos antes e mostrou riscos que não poderiam
ter sido detectados antes da tragédia”, diz o texto da decisão judicial,
anunciada nesta quinta-feira (5), mais de dez anos depois da catástrofe.
O processo que ocorreu paralelamente à investigação do BEA, a agência civil
francesa que investigou as causas técnicas do acidente, teve início em
2011, com o indiciamento da companhia aérea e do fabricante.
A conclusão dos juízes
difere da recomendação da Procuradoria-Geral, que pediu, em julho, que apenas a
companhia aérea fosse julgada na Vara Criminal, isentando a Airbus.
Para
os procuradores, a Air france cometeu uma “negligência e uma Imprudência” não
informando seus pilotos sobre os procedimentos a serem adotados em caso de
problemas técnicos relacionados aos sensores Pitot, que medem a velocidade do
avião e congelaram em alta altitude no dia do acidente. Váriosincidentes
parecidos ocorreram nos meses que preceram a tragédia.
As famílias e outros
profissionais do setor defendem que o desastre só ocorreu por conta das sondas
defeituosas. A associação de vítimas francesas do acidente, Entraide et
Solidarité AF447, divulgou, em julho, uma carta aberta para expressar a
“decepção” em relação à decisão judicial. Para os familiares das vítimas, a
Justiça corroborava “a impunidade da Airbus”. A decisão de hoje, reagiu o
advogado das famílias, Alain Jakubowicz, “é um insulto para as famílias das
vítimas”,
O Airbus 330 caiu na noite
do dia 31 de maio no meio do oceano Atlântico, depois de uma série de
incidentes técnicos que resultaram na perda de sustentação da aeronave. O
relatório divulgado pelo BEA em 5 de julho de 2012, concluiu que a catástrofe
foi provocada por uma série de manobras equivocadas dos pilotos. Houve um
problema técnico com as sondas, mas elas voltaram a funcionar, afirmam os
técnicos da agência. O problema é que já era tarde demais para estabilizar o
avião, que caiu a 11.000 metros de altitude em menos de quatro minutos.ANG/RFI
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