quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Comunicação social


       Baticã Ferreira exalta necessidade de formação do  pessoal do sector

Bissau, 04 set 19 (ANG) – O Secretário de Estado da Comunicação Social, João Maria Baticã Ferreira afirmou hoje  que o fundamental neste momento é a formação e reciclagem do pessoal da área, antes da realização de outras acções dentre as quais a de intercâmbio de conteúdos de produção com a Venezuela.

João Maria Baticã Ferreira que falava esta quarta-feira aos jornalistas após o encontro com o Vice-ministro para África, do Ministério do Poder Popular para Relações Exteriores da Venezuela, disse também que é necessário ver aspectos de apoio em equipamentos.

“A Guiné-Bissau está agora no processo de passagem de analógico à digital e isso significa que é preciso preparar o pessoal porque vamos entrar numa nova era da comunicação social”, destacou João Ferreira.

O responsável da pasta da Comunicação Social informou que desde que foi lançada a araada pedras ordoo  pessoais porque vamos entrar numa nova era"de cooperça____________________________________________________ cooperação entre a Guiné-Bissau e Venezuela em 2006, não tem havido avanços significativos, informando que chegaram à conclusão de que está na altura de dar passos importantes no sentido de empreender uma cooperação eficaz entre os dois países.

O governante venezuelano manteve igualmente um encontro de trabalho com o ministro dos Recursos Naturais e Energia, à saída da audiência, Yuri Pimentel Moura afirmou que a Guiné-Bissau e Venezuela têm uma relação histórica de amizade, solidariedade e cooperação de longa data em várias áreas, sobretudo da educação.

 Acrescentou que durante a visita de três dias à Guiné-Bissau, irá identificar outras áreas de cooperação, nomeadamente da comunicação social e recursos naturais e energia, que segundo ele, são duas áreas importantes para que os dois países possam avançar com o nível mais técnico para identificar com precisão as áreas comuns.

O governante venezuelano disse  que o seu país está disponível para apoiar a Guiné-Bissau como tinha feito no passado, mas referiu  que a Venezuela é objecto de uma agressão forte por factores externos.

“Isso não vai impedir que continuámos a trabalhar com nossos irmãos muito menos com a Guiné-Bissau. Dizia o nosso falecido Presidente Hugo Chaves: “É nossa obrigação trabalhar na cooperação Sul/Sul e em particular à Mãe África, e a Guiné-Bissau é um pais irmão”, salientou Yuri Pimentel.

A visita do Vice-ministro para África do Ministério do Poder Popular para Relações Exteriores da Venezuela, Yuri Pimentel Moura iniciada terça-feira(3)  tem como finalidade reforçar as relações de amizade e de cooperação  entre Bissau e Carracas, e constitui um marco importante no incremento dessas relações no plano bilateral.

A visita serve ainda para passar em revista o estado da implementação dos acordos assinados entre os dois países nos domínios  da energia, economia, agricultura, comunicação social entre outros, e activar  mecanismos de cooperação entre  a Assembleia Nacional Popular dos dois países.

As delegações dos dois países vão abordar aspectos relacionados com os sectores de saúde e educação, formação nos sectores de hidrocarboneto e petroquímicos, assim como a construção de um centro de Hemodiálise em Bissau. ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário