terça-feira, 23 de novembro de 2021

Comunicação social/Presidente do SINPOPUCS ameaça paralisar  órgãos públicos caso Governo não findar a efetivação dos 100 funcionácios

Bissau, 23 Nov 21 (ANG) – O Presidente do Sindicato Nacional dos órgãos públicos da comunicação social (SINPOPUCS)  ameaçou esta terça-feira avançar com uma  paralisação do setor,  caso o Governo não concluir, este ano, o processo de efetivação  do concurso público para preenchimento  das 100 vagas destinadas aos   funcionários em regime de contratados.

Domingos José Gomes que falava na primeira conferência de imprensa deste recem criada organização sindical,  disse que o Governo decidiu afetar as 100 vagas desde Setembro de 2020 mas que até ao momento  nada fora feito.

Domingos Gomes ainda exige    a  atualização da tabela salarial em vigor na função pública dos funcionários efetivos de diferentes órgãos e o pagamento de 16 meses de subsídios devidos ao “pessoal estagiário”.

Afirmou que 80 por cento dos trabalhadores dos quatros órgãos públicos nomeadamente ANG, Jornal Nô Pintcha, RDN e TGB se encontram  em regime de contrato e  com processo de efetivação que remonta desde 2010, e que não se concluiu por incumprimento dos sucessivos governos de vários acordos assinados.

Domingos Gomes revelou que, apesar do engajamento de várias entidades neste processo inclusive a Presidência da República, a quem aproveitar agradecer e chamar atenção que seus bons ofícios não tiveram  efeito algum, pelo que Gomes pede que o Presidente da República se intervenha de novo para a conclusão do processo..

“ Para nós, 14 meses seria tempo mais que suficiente para finalizar o processo de efetivação, pois  existe uma alegada desconfiança por parte dos visados de que há uma  “mão oculta e interesses obscuros” neste processo,” disse.

O Presidente do SINPOPUCS revelou ainda que os funcionários efetivos dos 4 órgãos estatais são os mais injustiçados da função pública guineense no que diz respeito à promoção, com mais de 30 anos, sem, no mínimo, terem progredido uma única vez na carreira.

Advertiu ao executivo para arranjar soluções, o mais breve possível,com vista a sobrevivência dos mesmos.

Para  este líder sindical, o mais caricato é o fato de or órgãos  carecerem de orçamento próprio para fazer face as solicitações que não são poucas.

Informou que em 2013 como consta no Boletim Oficial, foi instituida a Taxa Audiovisual cujo resultado da cobrança  seria destinado  apenas para a RDN e TGB.

 Afirma que nunca foi cobrada até Agosto de 2021, passando a incluir a ANG,   o Jornal Nô Pintcha e a empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau(EAGB).

“ A referida taxa serveria para melhorar e sustentar os 4 órgãos públicos, o que nunca aconteceu. A cobrança não só  deve ser feita pela  EAGB, mas também por todas as empresas que operam  no domínio de energia, o que não é o caso” disse Domingos Gomes.

O SINPOPUCS exige ainda que o governo,  a curto prazo,   assine um contrato de prestação de serviço público, com órgãos públicos de Comunicação Social, e diz estar convencido de que esse acordo pode ajudar `à esses quatro órgãos a sairem da “difícil situação em que encontram” .ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário