quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Politica/  Primeiro-ministro guineense ausente na reunião do Conselho de Estado

Bissau, 17 nov 21 (ANG) -  O porta voz do Conselho de Estado Fernando Delfim da Silva confirmou hoje  que o Primeiro ministro  Nuno Gomes Nabiam não participou na reunião do Conselho de Estado, convocada pelo Chefe de Estado guineense Umaro Sissoco Embalo, para analisar a actual situação politico e social do país.

Em declarações à imprensa, Fernando Delfim da Silva disse que o Presidente da República está preocupado com actual situação politica e social, por isso chamou os conselheiros para ouvir a opinião de cada membro sobre a situação.

De acordo com  o porta voz, cada conselheiro deu a sua opinião sobre a situação politica social vigente no país e agora cabe ao Chefe de Estado guineense Umaro Sissoco Embaló tomar medidas em função dos pareceres emitidos pelos Conselheiros do Estado.

Delfim da Silva sublinhou ser  um  encontro de rotina normal, “porque o Conselho de Estado” é um órgão consultivo do Presidente da Republica.

Instado a falar do que foi debatido de concreto na reunião que durou  pouco mais de duas horas, Delfim da Silva disse que não tem competência para revelar o que foi debatido e nem falar  das opiniões dos seus colegas em relação a actual situação politica no país.

O Presidente da República havia prometido anunciar esta quarta-feita a sua decisão sobre a situação politica e social do país caracterizada por um ambiente que analista consideram de “pouco amigável” entre ele o primeiro-ministro e entre a Presidência da República e o parlamento.

Com o gabinete do Primeiro-ministro está em causa a detenção de um avião  no aeroporto internacional de Bissau e com o parlamento as divergência gravitam a volta da revisão constitucional.

O referido avião aterrou-se no aeroporto de Bissau à pedido da Presidência da República, mas, por suspeitas de haver alguma ilegalidade, o Governo mandou instaurar uma investigação externa para se apurar as circunstâncias que levaram o aparelho a vir para Bissau .  ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário