terça-feira, 16 de novembro de 2021


Dia das Forças Armadas
/Primeiro-ministro diz que qualquer guineense deve se sentir orgulhoso das Forças Armadas

Bissau, 16 Nov 21 (ANG) – O Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian disse que qualquer guineense deve se sentir orgulhoso das Forças Armadas devido o seu “trabalho árduo” feito para que o país consiga a sua soberania.

“Hoje temos soberania e independência. Sinto orgulho de ser guineense, e penso que qualquer cidadão deve sentir grato por este dia e esse árduo trabalho que as Forças Armadas fizeram para poder trazer a independência”, enalteceu.

Afirmou  que o governo está a esforçar para melhorar as condições das Forças Armadas.

Nabian lamentou que passados  48 anos da Independência o país está como está devido aos sucessivos conflitos que não o ajudaram a avançar como os da sub-região.

Disse que  que o governo está consciente desta situação e está a trabalhar afincadamente para levar a Guiné-Bissau a um desenvolvimento sustentável.

Questionado se as recentes declarações do Presidente da República em que afirma que, em qualquer momento, pode exonerar o primeiro-ministro,  não põem em causa a sua função, Nabian respondeu que ninguém veio para exercer a função do Estado  permanente.

“Ninguém veio para exercer função no Estado a  pensar que deve permanecer nela. Qualquer dia vou sair e outra pessoa vai assumir essa função do Primeiro-ministro, por isso, estou tranquilo”, disse.

Nuno Nabiam considera que  essa não é uma questão sobre a qual se deve falar agora, e sustenta que estão a trabalhar, e que tem uma  relação normal com o Presidente da República .

Ao responder aos jornalistas sobre uma investigação internacional pedido pelo seu gabinete sobre o avião retido no aeroporto, Nabiam reafirmou que o trabalho está a seguir o seu trâmite legal, frisando que quer sair desse processo com cabeça erguida.

“Essa é a questão que abalou o país inteiro. Queremos dignificar as instituições do Estado, portanto, existem pessoas a fazerem o trabalho segundo as normas e regras que estão a serem cumpridas”, disse Nabian, garantindo que quando o processo for concluido todo o mundo e o Povo vão saber qual é a verdade.

O palco da cerimónia da comemoração do Dia das Forças Armadas Revolucionária do Povo, Estádio 24 de Setembro estava repleto da população vestida, na sua maioria, de camisolas de cores da bandeira nacional.

O desfile militar de diferentes batalhões dos militar dos três ramos das Forças Armadas, Forças da Guarda Nacional, Brigada de Polícia de Trânsito e Serviço de Proteção Civil e Bombeiros marcaram o evento. ANG/DMG/ÂC//SG

  

Sem comentários:

Enviar um comentário