Porto
de Buba/BAD diz que estudo de viabilidade deve
custar cerca de 5 milhões de dólares
Bissau, 30 Nov 21 (ANG) – A
Encarregada Superior das Infraestruturas do Banco Africano para o
Desenvolvimento (BAD) disse que o volume de investimento esperado para o estudo
de viabilidade da obra de construção do Porto de Buba é estimado em cerca de 5 milhões de dólares.
Amélie Ntonkou, em
declrações à imprensa, à saída,esta terça-feira,do encontro com o Presidente da
República, acrescentou que o Porto de Buba é uma infraestrutura com uma
dimensão regional, e que segundo ela, vai impactar positivamente não só a
Guiné-Bissau, assim como outros países
da sub-região, nomeadamente, o Senegal, a Gâmbia, Guiné Conacri, Mali e Burkina
Faso.
Segundo Ntonkou, o referido
Porto tem entre 18 à 24 metros de profundidade natural, e essa condição o coloca em vantagem perante outros portos da
subregião.
Ntonkou sustentou que isso
significa que os investidores, tanto regionais assim como internacionais, estão
a esperar da conclusão do estudo de Porto
de Buba com grande interesse.
De acordo com Amélie Ntonkou,
o BAD está a trabalhar em diferentes etapas, estando na fase de estudo de viabilidade e a próxima será a de
estruturação do projeto.
“O estudo de viabilidade tem
que confirmar a rentabilidade económica, financeira e técnica do projeto. Deve
confirmar também o seu impacto social, económico e ambiental favorável para as
populações do país antes de avançar para próxima etapa que é a estruturação do
projeto”, revelou Amélie.
Salientou ainda que a
intenção do BAD é de ajudar o governo a
estruturar o Projeto como parceria Pública e Privada (PPP).
“Este é um projeto rentável em que o setor privado pode estar interessado
no seu financiamento. Quando o projeto é rentável comercialmente cativa o setor
privado”, disse, acrescentando que a próxima etapa no projeto é de começar a criar
possibilidades de trazer parceiros privados para discutirem sobre a melhor forma
de financiar a construção do Porto de Buba.
A Encarregada Superior de
Infraestruturas do BAD disse ainda que tem um conjunto de intervenções entre as
quais, capacitar as instituições nacionais na matéria de como utilizar parceria
pública e privada no investimento do porto.
Outra etapa a ser feita,
segundo a Ntoukou, é contratar conselheiro de transação que vai ter o papel de
estruturar o projeto para levá-lo para o mercado para que os investidores
privados possam aceitá-lo para efeitos de investimento.ANG/DMG/ÂC//SG
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