terça-feira, 30 de novembro de 2021


Porto de Buba/
BAD diz que estudo de viabilidade deve custar cerca de 5 milhões de dólares

Bissau, 30 Nov 21 (ANG) – A Encarregada Superior das Infraestruturas do Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD) disse que o volume de investimento esperado para o estudo de viabilidade da obra de construção do Porto de Buba é estimado  em cerca de 5 milhões de dólares.

Amélie Ntonkou, em declrações à imprensa, à saída,esta terça-feira,do encontro com o Presidente da República, acrescentou que o Porto de Buba é uma infraestrutura com uma dimensão regional, e que segundo ela, vai impactar positivamente não só a Guiné-Bissau, assim como  outros países da sub-região, nomeadamente, o Senegal, a Gâmbia, Guiné Conacri, Mali e Burkina Faso.

Segundo Ntonkou, o referido Porto tem entre 18 à 24 metros de profundidade natural, e essa condição  o coloca em vantagem perante outros portos da subregião.

Ntonkou sustentou que isso significa que os investidores, tanto regionais assim como internacionais, estão a esperar da conclusão  do estudo de Porto de Buba com grande interesse.

De acordo com Amélie Ntonkou, o BAD está a trabalhar em diferentes etapas, estando  na fase de estudo de viabilidade e a próxima  será  a de estruturação do projeto.

“O estudo de viabilidade tem que confirmar a rentabilidade económica, financeira e técnica do projeto. Deve confirmar também o seu impacto social, económico e ambiental favorável para as populações do país antes de avançar para próxima etapa que é a estruturação do projeto”, revelou Amélie.

Salientou ainda que a intenção do BAD é de ajudar o governo  a estruturar o Projeto como parceria Pública e Privada (PPP).

“Este é um projeto rentável  em que o setor privado pode estar interessado no seu financiamento. Quando o projeto é rentável comercialmente cativa o setor privado”, disse, acrescentando que a próxima etapa no projeto é de começar a criar possibilidades de trazer parceiros privados para discutirem sobre a melhor forma de financiar a construção do Porto de Buba.

A Encarregada Superior de Infraestruturas do BAD disse ainda que tem um conjunto de intervenções entre as quais, capacitar as instituições nacionais na matéria de como utilizar parceria pública e privada no investimento do porto.

Outra etapa a ser feita, segundo a Ntoukou, é contratar conselheiro de transação que vai ter o papel de estruturar o projeto para levá-lo para o mercado para que os investidores privados possam aceitá-lo para efeitos de investimento.ANG/DMG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário