sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Cooperação/ União Europeia satisfeito com dinamismo assumido pela Guiné-Bissau para estabilidade regional 

Bissau, 26 Nov 21 (ANG) – A Directora para África de Serviço Europeu para a Ação Externa disse que a organização está satisfeita com o dinamismo assumido pela Guiné-Bissau na agenda internacional e a vontade manifestada  de contribuir para que haja  estabilidade regional.

“Temos visto com muito agrado a Guiné-Bissau a assumir uma posição de grande dinamismo na agenda internacional e penso que isso é muito positivo. Que haja esta dinâmica e a vontade de o país contribuir para  estabilidade regional”, afirmou Rita Laranjinha em declarações à imprensa a saída,esta sexta-feira, de uma audiência com o chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló.

A Directora para África de Serviço Europeu para a Ação Externa referiu  que, este ano, comemora-se 45 anos da relação entre a Guiné-Bissau e a União Europeia.

“Portanto, é um ano muito “especial” marcado já com a visita do Chefe de Estado guineense à Bruxelas, onde teve a oportunidade de encontrar com altas autoridades da União e que é um momento significativo e simbólico na relação bilateral”, disse.

Informou que a União Europeia está na fase de terminar a preparação de um novo ciclo de programação financeira e que , em conjunto com as autoridades guineenses, foram definidas áreas prioritarias de intervenção na relação com a União.

Segundo Rita Laranjinha, as duas partes vão agora  começar a trabalhar em projectos concretos.

“A minha visita ao país realizou-se esta semana, a reunião intermisterial entre a União Europeia e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste e foi também uma ocasião para dar sequência  a visita do Presidente para assegurarmos que estamos a entrar numa fase da implementação do reforço das relações entre a União Europeia e Guiné-Bissau”, disse.

A Directora para África de Serviço Europeu para a Ação Externa, disse ser uma oportunidade para falar com o Chefe de Estado guineense sobre a situação regional.

Disse ser com muito interesse que ouviu as impresões do Presidente da Republica da Guiné-Bissau sobre a situação regional e as indicações  para a próxima  cimeira da CEDEAO, que terá lugar no dia 02 de Dezembro, na qual a sitruação do Mali e da Guiné-Conacry vão ser analisadas.ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário