quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Inquérito/Estudantes de ensino  superior  apontam Domingos Simões Pereira e Biagué Nan Ntam como exemplos de liderança pública

Bissau 18 Nov 21 (ANG)- A Associação Nacional dos Inqueridores da Guiné-Bissau(ANIGB) públicou hoje resultados do inquerito da opinião dos estudantes das diferentes instituições do Ensino Superior  que concluiram que entre as figuras públicas avaliadas ,Domingos Simões Pereira, lider do PAIGC e Biagué Na Ntam, Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas como melhores em termos liderança pública.

Falando numa conferência em nome do ANIGB na qual se fez a publicação  dos referidos resultados, João Vaz disse que foram selecionados 10 figuras públicas que mais aparecerem nas midias no passado més de Junho,tendo  os inqueridos solicitados  a responder seis perguntas a respeito dos escolhidos.

As figuras foram selecionadas, segundo ele, de acordo com a ordem alfabetica e são elas: Alberto Nanbeia ,Biagué Nan Ntam ,Braima Camará,Cipriano Cassamá,Domingos Simões Pereira ,Nuno Na Bian,Umaro Sissoco Embaló ,Victor Mandinga entre outros.

Dissse que  50 por cento  dos estudantes apontaram Domingos Simões Pereira e Biagué Na Ntam como  melhores em termos do desempenho das suas funções públicas.

 A maioria dos  inqueridos, segundo afirmou Vaz,escolheu o lider do PAIGC como a figura pública com quem gostavam mais de trabalhar.

De acordo com João Vaz os inqueridos criticaram negativamente o actual Chefe de Governo Nuno Nabiam e o actual Ministro da Economia, Plano e Integração Regional,Victor Mandinga em termos de exercícios das suas funções no aparelho do Estado ,frisando que a classe feminina é a que  mais desconhece as figuras públicas do país.  .

Vaz disse que fizeram igualmente questões  sobre o Chefe de Estado, isto é, se os inquiridos sabem quem é o  Presidente da República entre  três nomes a saber,José Mario Vaz,Umaro Sissoco Embaló e Domingos Simões Pereira , e que resultou que  1,6 por cento das inquiridas indicaram Domingos Simões Pereira como Presidente da República ,mas o resto acertou que é Umaro Sissoco Embaló.

“Como as figuras escolhidas são todos homens e questionamos aos estudantes se havia mulheres no país que podiam estar nesta lista e responderam positivamente tendo indicado 38 nomes dos quais foram  retirados  as 10 mais solicitadas a saber:Odete Semedo,Suzy Carla Barbosa,Adiatu Djalo Nandigna  ,Magda Robalo,Carmelita Pires ,Ruth Monteiro ,Silvina Tavares ,Manuela Mendes Lopes ,Adja Satu Camará e Nelvina Bareto.

De acordo com o João Vaz, o plano era  inquirir  500 estudantes, em dez instituições de ensino selecionados, ou seja 50 em cada escola sendo 25 homens e 25 mulheres o que não foi possível devido as borucracias em algumas instituições , o que fez com que se participasse   apenas 279 inqueridos .

Segundo Vaz, as escolas referenciadas são:Francisco Mendes (Tchico Té),Escola Nacional de Saúde (ENA),Universidade Lusófona da Guiné(ULG),Universidade Colinas de Boé,Universidade Jean Peaget e a Universidade Catolica da Guiné,  e disse que a  margem de erro neste trabalho é de 2 por cento.

A ANIGB foi criado em 2018 e  realizou actividades de inquérito nas eleiçoes legislativas passadas . ANG/MSC//SG



Sem comentários:

Enviar um comentário