segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Dia das Forças Armadas/PR reconhece João Bernardo Vieira como um dos principais herois da independència da Guiné e Cabo Verde

Bissau, 14 Nov 21 (ANG) – O Presidente da República (PR), reconheceu no domingo,  o ex-Presidente da República João Bernardo Vieira(Nino), como um dos principais herois, que deram a vida para a libertação da Guiné e Cabo Verde.

O reconhecimento de Umaro Sissoco Embaló foi feito  na cerimónia da inauguração da Avenida Joáo Bernardo Vieira, que havia sido batizada com o nome de Avenida dosCombatente de Liberdade da Pátria. Uma extensão de 7,5 quilometros do Aeroporto Internacional à Mãe de Àgua, no Alto crim

O Presidente da República susutentou  que esse reconhecimento das actuais autoridades não pode ser visto como um favor a alguém  que denominou de “Gigante combatente”, que arrecadou histórias no periodo de libertação de Guné e Cabo Verde.

Disse que o gesto é um reconhecimento d
o Estado guineense para  o ex-combatente “João Bernardo Vieira” por tudo o que fez para conquistar a soberania nacional.

“A Avenida hoje inagurada, anteriormente foi  batizado com o nome de Avenida 14 de Novembro, na época de mandato de Nino Vieira, recordando a história do golpe de 1980, que derrubou o regime de Luís Cabral, onde o Nino Vieira decidiu acabar, entre outros, com o genucídio, altura em que nós os guineenses estavamos a tirar a vida dos nossos irmãos”, explicou.

Acrescentou  que na altura, Nino Vieira, viu que aquilo era incorreto e decidiu fazer um Movimento Reajustador para pôr fim a prática,  no dia 14 de Novembro de 1980.

O chefe de Estado disse  que nenhum filho da Guiné deve condenar o referido golpe militar de 14 de Novembro, sustentando que é uma data em que o ex-presidente Nino Vieira colocou fim à ondas de calúnias, matanças que no momento causavam magoas e sofrimentos aos guineenses.  

Umaro Sissoco Embaló apelou  aos guineenses para se renunciarem ao ódio, e procurarem ser uma “geração de concreto”, de concordia e paz, para o bem do país.

O Chefe de Estado pediu ao ex-primeira Dama Isabel Romano Vieira, presente na cerimónia para parar de chorar  quando se fala do seu falecido marido.

“Penso que hoje é um dia muito importante para a viúva Isabel, porque inauguramos uma avenida que vai permitir que o nome do seu felecido marido, “Nino Vieira”, não seja esquecido pelos guineenses, e também pelos  os estrangeiros residêntes no país”, sustentou o Chefe de Estado.

O nome Avenida 14 de Novembro havia sido substituido pela Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria no mandato do ex-primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior.ANG/LLA/AC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário