terça-feira, 16 de novembro de 2021


Dia das Forças Armadas
/Cidadãos  parabenizaram o governo pela “boa organização” da efeméride

Bissau, 16 Nov 21 (ANG) – Alguns cidadãos guineenses parabenizaram o Governo e a Presidência da Repúblia pela “boa organização” do Dia das Forças Armadas Revolucionária do Povo (FARP), e assim como do 48º aniversário  da Independência da Guiné-Bissau.

Numa auscultação feita hoje no terreno pela Agência de Notícias da Guiné (ANG), o cidadão comun Carlos dos Santos disse que, apesar de  as celebrações dos 48 anos da Independência do país não terem sido realizadas  na  data devida, foram  bem assinaladas em simultâneo com   o Dia das Forças Armadas Revolucionária do povo (FARP).

“Para quem estiver presente hoje na cerimonia, testemunhará que o evento decorreu num clima de paz, tranquilidade, entendimento e muito bem organizado. Por isso, parabenizo, mais uma vez, ao governo e a Presidência da República pela forma sábia como  organizaram estes dois grandes eventos numa só vez”, descreveu Carlos dos Santos.

Também satisfeito com a organização, Eneida de Pina, moradora do bairro de Quelelé e que também assistiu ao evento, disse que o clima vivido hoje no Estádio 24 de Setembro revela, mais uma vez, o amor que os guineenses sentem pelo outro, apelando  que haja entendimento entre os  políticos, para permitir que o país possa caminhar para um rumo certo.

“Tenho plena certeza que os Chefes de Estados convidados que marcaram presença nestas  cerimónias  estão surpresos pelo que viram, e com isso, a imagem do país terá um bom reflexo a nível internacional. Somos nós a beneficiar com tudo isso”, sustentou Eneida de Pina.

Alfredo Nancassa, morador de bairro de Npantcha disse que está satisfeito pelo que viu hoje no Eatádio 24 de Setmbro, e diz que a sua única discordância tem a ver com a alteração do festejo do Dia da Independência do país( 24 de Setembro), para o Dia das Forças Armadas Revolucionária do povo (FARP).

Para Nancassa   a comemoração dos 48 anos da Independência da Guiné-Bissau, teve mais impacto do que o próprio dia que é das FARP.

“Não quero assim tirar mérito aos nossos combatentes que ontem trocaram as suas juventudes para nos libertar, mas desejaria que  cada marco histórico seja festejado na sua própria data”, disse.

Segundo o estudante de 9º ano de Liceu, Roberto Gomes, as duas datas, foram assinaladas muito bem, sem nenhum incidente entre a população e as Forças de Segurança, e o desfile das Forças Armadas foram excelentes durante a cerimónia assim como os discursos feitos  na cerimónia.

 “Os 48 anos hoje comemorado, nos chama a atenção que o país está a envelhecer, e como sabem, um velho, precisa sempre de pessoas com maturidade, brilhantes ideias, boa visão para lhe guiar para um distimo positivo. Quero com isso mostrar aos nossos governantes que chegou a hora de pensar o país, e olhar para a população, põr os seus interesses de lado e trabalhar afincadamente para o desenvolvimento da Guiné-Bissau”, disse Carla Oliveira, uma vendedeira que aproveitou o dia para ganhar alguma coisa.

A Guiné-Bissau assinala hoje mais um aniversário da criação das Forças Armadas Revolucionárias do Povo, na vila de Tamaquene, região de Boké, Republica da Guiné-Conacri, em 1964.

O aniversário das FARP decorreu num ambiente de dupla festividade uma vez que é assinalada, na mesma ocasião e prerante vários chefes de Estados e de Governos da sub-região, a festa da independência que se celebra em 24 de Setembro.ANG/LLA/ÂC//SG          

Sem comentários:

Enviar um comentário