quarta-feira, 17 de novembro de 2021


Ensino
/Presidente da CONAEGUIB lamenta celebração em contexto desfavoprável do Dia Internacional dos Estudantes

Bissau, 17 Nov 21 (ANG) – O Presidente da Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau (CONAEGUIB), Bacar Darame, lamentou hoje a celebração do Dia Internacional dos Estudantes, na Guiné-Bissau, num contexto que diz ser desfavorável e careterizada por funcionamento parcial do sistema educativo.

No ato da cerimônia, Bacar Darame ainda realçou as sucessivas e prologandas greves decretadas pelos sindicatos dos professores, e as considerou de desmotivador e provocador de elevadas taxas de  desistências nas escolas e “estrangulamento” do sistema educativo.

Segundo este responsável estudantil, o país não pode almejar o desenvolvimento sem um investimento no setor educativo porque este depende unicamente duma boa qualidade da educação e formação dos seus cidadãos.

Lamentou o fato de o país até então só dispor de uma única Universidade pública, que se depara com muitas dificuldades de funcionamento.

Darame exigiu que o Governo guineense investisse  de “forma ambiciosa” do setor educativo  primario ao superior, e em especial no ensino de formação técnica e profissional, para dar respostas aos desafios locais.

Este dirigente estudantil ainda exortou o governo a criação de  mecanismos   para acabar com as greves e outros problemas que têm afetado o setor educativo.

Darame evocou a falta de confiança dos pais e ecarregados da educação no sistema público do país para justificar a prefência às escolas privadas que agora se verifica, ao nivel nacional.

Para  o presidente da CONAEGUIB, o governo deve prestar  muita atenção ao crescimento do desemprego entre  jovens graduados oriundos do ensino superior local e estrangeiro, que  se encontram fora do mercado de trabalho.

No âmbito da celebração do dia Internacional de Estudantes, a CONAEGUIB promove encontros de reflexões com os estudantes, em diferentes centros escolares, durante dois dias, iniciando hoje para terminar amanhã, dia 18 de novembro.ANG/CP//ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário