quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Mundial 2022/Selecionador nacional satisfeito com o 2º lugar  nas elimimatórias de qualificação  

Bissau, 17 Nov 21 (ANG) – O Selecionador Nacional de Futebol, Baciro Candé considerou de positiva  a participação da Guiné-Bissau  nas eliminatórias de apuramento para Mundial Qatar 2022.

Candé fez esta declaração no balanço da participação da Seleção de futebol guineense, esta quarta-feira, em Marrocos, antes do regresso da caravana para o país, e depois do empate, à zero bolas, na última partida, disputada no passado dia 15, segunda-feira, contra a sua congénere de Sudão.

“Eu estava com uma impressão negativa, quando ví o sorteio da fase do grupo da eliminatória onde figuravam  grandes potências, nomeadamente Marrocos,Guiné Conacri e Sudão, e a Guiné-Bissau, em termos de grandeza da superfície e populacional, ao nível da África, não se compara com nenhum desses países”, referiu.

Candé disse  que a participação foi positiva porque os Djurtus realizaram  seis jogos,  todos eles fora do país, devido ao impedimento, pela  FIFA, da utilização do Estádio 24 de Setembro.

“Cada  pessoa sente mais força na sua casa. A não utilização  do nosso Estádio nos três jogos marcados contribuiu, de um lado, para a nossa possição no Grupo. Podiamos  arrecadar os nove  pontos se jogávamos em casa para depois ir buscar só uma vitória fora para atingir os 12 pontos”, disse.

De acordo com o Candé, a seleção nacional conseguiu ocupar o 2º lugar com todo o mérito porque o país, os jogadores e todos os intervenientes da área trabalharam para isso.

Questionado sobre o que falhou para que o país não conseguisse  o seu objetivo que era de liderar o grupo I, Candé respondeu que, primeiro, foi o impedimento pela FIFA de utilização do Estádio Nacional.

 Sustentou  que o Estádio Nacional 24 de Setembro não foi o pior de todos os estádios.

Segundo Candé, os relvados do 24 de Setembro se encontram em melhores condições que os dos estádios da Guiné-Conacri e  do Sudão. Disse desconhecer  o critério adotado pela FIFA para impedir a utilização do Estádio Nacional.

 No grupo I de apuramento para o Mundial Qatar 2022, o Marrocos ocupa a primeira posição com 18 pontos, em seis jogos, seguido da Guiné-Bissau com seis pontos, na terceira posição ficou a Guiné Conacri com quatro pontos e no ultimo lugar, o Sudão com 2 pontos.ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário