sexta-feira, 26 de novembro de 2021

         Covid-19/Nova variante encontrada em África do Sul preocupa OMS

Bissau, 26 Nov 21 (ANG) - Uma nova variante do coronavírus que causa a Covid 19, espalhou-se  na África do Sul é a mais preocupante segundo as autoridades de saúde britânicas, pois tem o dobro do número de mutações da variante Delta, incluindo algumas associadas à evasão da resposta imunológica.

A variante B.1.1.529 tem um número “extremamente elevado” de mutações, de acordo com cientistas sul-africanos ,que já tinham detectado a variante Beta, contagiosa.

Na fase  actual, os cientistas não têm a certeza da eficácia das vacinas anti-Covid-19 contra esta nova forma do vírus.

Menos de 100 amostras foram identificadas até a data e a Organização Mundial de Saúde afirma que está a monitorar a nova cepa. A variante, também foi descoberta em Hong Kong e no Botswana

A nova forma de coronavírus espalhou-se rapidamente pela província de Gauteng, na África do Sul, onde se situa Joanesburgo, centro económico da África do Sul, assim como a capital Pretória.

Em resposta, a Grã-Bretanha e alguns países da União Europeia proibiram todas as viagens ao país da África austral e a mais cinco Estados africanos, devido ao risco associado à nova variante detectada na África do Sul.

 Os viajantes britânicos que regressarem desses destinos terão de ficar em quarentena.

No entanto, o governo sul-africano considerou que o Reino Unido precipitou-se na sua decisão, ao colocar a África do Sul novamente na lista de proibição de viagens do país.

A ministra  sul-africana das Relações Internacionais, Naledi Pandor,  afirmou que o governo vai entrar em contacto com as autoridades britânicas, para que estas  reconsiderem a sua decisão.

A África do Sul solicitou uma reunião urgente, com um grupo de trabalho da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a evolução do vírus, para discutir  sobre a nova variante.ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário