quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Covid-19/Protestos na Europa contra novas restrições para combater a pandemia

Bissau,24 nov 21(ANG) - Novamente confrontados com um aumento de casos de Covid-19, vários países decidiram endurecer as restrições, desencadeando tensões e uma onda de protestos.

O fim de semana precedente, foi marcado pela contestação das medidas a serem implementadas pelos respectivos governos, na Áustria, Holanda, Bélgica e Alemanha, para lutar contra o novo surto da epidémica doença.  

O novo surto de casos de Covid-19  na  Europa, provoca também o acréscimo da tensão social em vários  países,  onde têm ocorrido protestos.

 As perturbações que agitaram a Holanda, depois da intenção do governo de implementar novas restrições, de  forma a lutar contra mais um surto de contaminações, foram  qualificadas pelo  Primeiro-ministro, Mark Rutte, de "violência pura" por parte de "idiotas" .

Rutte, cuja gestão da crise sanitária é posta em causa por sectores da  população holandesa opostos à vacinação,  afirmou que ele não tolerará que alguns idiotas recorram à violência contra as forças da ordem.

Confrontos  violentos entre as forças da ordem e os contestários, tiveram lugar em Roterdão, Haia e noutras cidades da Holanda.

Na Áustria, a contestação caracterizou-se pela não violência, após as directivas governamentais que proibem nomeadamente os não vacinadaos de frequentarem os lugares públicos.

A Alemanha, que também enfrenta um aumento das contaminações pela Covid-19, poderá, segundo o ministro da Saúde, Jens Spahn, decretar novas restrições, incluindo confinamentos nos Länder.

Em França, onde o Primeiro-ministro Jean Castex suspendeu as suas actividades presenciais depois de ter testado positivo a Covid-19, o governo aguarda a evolução do quinto surto de casos para decidir, que tipo de medidas aplicar.

A Grã-Bretanha, a Bélgica, a Grécia,a Noruega, a Suiça, a Roménia, assim como a Irlanda e a República Checa estão igualmente entre os países europeus  afectados pelo aumento de casos de Covid-19.ANG/RFI    

Sem comentários:

Enviar um comentário