sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Saúde/Secretária de Estado de Gestão Hospitalar enaltece  esforço dos técnicos da Faculdade de Medicina em prol da melhoria do sistema de saúde do país

Bissau, 12 Nov 21 (ANG) – A Secretária de Estado da Gestão Hospitalar (SEGH), enalteceu hoje os esforços demonstrados pelos técnicos da Faculdade de Medicima “Raul Hergueles” na melhoria do sistema de saúde pública do país.

Ao presidir as cerimónias comemorativas dos 35 anos da criação daquela instituição de formação superior,  Cornelia Aleluia Lopes Man disse que  a criação de Faculdade de Medicina na Guiné-Bissau, sob a tutela do Ministério de Saúde (MSP), é sinal de reconhecimento das relações históricas entre a Guiné-Bissau e a República Comunista de Cuba, que remontam desde a fase de luta para a independência da pátria de Amilcar Cabral.

“É preciso reconhecer os esforços da República de Cuba para com a Guiné-Bissau, em prol do desemvolvimento sustentável. O povo cubano esteve ao lado do povo guineense, desde a luta armada para a independência, e continua a desempenhar um papel crucial, no período de luta pelo desemvolvimento, facto provado com a criação da  Faculdade de Medicina”, disse a Secretária de Estado de Gestão Hospitalar.

Por seu Turno, o Embaixador da República de Cuba, Raúl de Lá Penha Silva, assegurou que o seu país vai continuar a apoiar a Guiné-Bissau, no domínio de  formação de médicos  para servirem ao seu povo.

Considerou  que o laço que une os dois povos irmãos, é um triunfo para os dois governos, no que diz respeito a cooperação para o desenvolvimento em diferentes sectores, apontando a saúde como o  principal .

“A Faculdade de Medicina tem enfrentado muitas dificuldades ao longo dos anos do seu funcionamento, nomeadamente no que tem a ver com a construção de uma infraestruturas própria para o seu funcionamento,dentre os quais um laboratório, e de mais ferramentas para um funcionamento com a eficácia”, lamentou o Embaixador.

Lá Penha Silva aproveitou o momento para felicitar a Brigada Médica cubana, pela participação massiva na campanha nacional de vacinação de povo guineense, contra a Pandemia de Covid-19.

Em representação dos estudantes da Faculadade de Medicina, Davikson Agostinho Có disse que os 35 anos daquela Faculdade representam o pilar da cooperação entre os dois países .

“Ao longo do trajecto da relação entre a Guiné-Bissau a Cuba, a existência de Faculdade de Medicina, tem sido um dos pilares  fundamentais nesta relação. Prova disso, o país hoje  dispõe de vários quadros no sector da saúde, e muitos deles são o fruto desta Faculdade”, disse Có.

Apelou  ao governo guineense, a ter como uma das suas  prioridades, o sector de saúde, por ser um sector que  mexe com a vida humana.”Deve merecer especial atenção de governantes”, sublinhou.

A Faculdade de Medicina “Raul Hergueles” foi fundada em 1986 e já formou 577 médicos .ANG/LLA/ÂC//SG 

Sem comentários:

Enviar um comentário