segunda-feira, 15 de novembro de 2021


Dia das Forças Armadas
/ Satu Camará aconselha aos militares para se manterem fieis ao Governo

Bissau,15 Nov 21(ANG) – A combatente da liberdade da pátria e actual 2ª  vice presidente da Assembleia Nacional Popular(ANG), Satú Camará, aconselhou aos militares para se manterem fiéis ao Governo e continuarem no caminho de garantia de sossego a paz no país.

“A mensagem que queremos deixar as Forças Armadas é no sentido de continuarem na mesma senda de garantir a paz e estabilidade ao povo guineense como têm demonstrado nos últimos tempos”, disse Satu Camará em declarações à Radiodifusão Nacional(RDN), no âmbito das celebrações do Dia das Forças Armadas que se assinala terça-feira, 16 de novembro.

Aquela dirigente salientou que qualquer onda de instabilidade irá fazer regredir o país por dez anos, e que por isso, aconselha os militares para continuarem com mesma postura que demonstraram aos guineenses nos últimos anos.

“Ninguém arisca a investir num país onde reina a instabilidade e por isso pedimos as nossas Forças Armadas para se menterem à subordinação ao poder político e colocarem, em primeiro lugar, os interesses superiores do país”, referiu.

Para Satu Camará, a luta comum de momento é  retirar o país da situação deplorável em que se encontra, através de ideias e projectos concretos que vão contribuir para a criação do bem-estar social.

Confrontada sobre o que deve ser feita para tirar o país da pobreza, Camará sublinhou que o Dia das Formas Armadas deve servir de reflexão do passado para o presente, e sustenta  que no início  da luta de libertação nacional 90 por cento de guerrilheiros não estavam preparados para a luta.

“Contudo, respeitaram a palavra de ordem de Amílcar Cabral, que muito contribuiu  para a transformação das Forças de guerrilha para as Forças Armadas Revolucionárias do Povo(FARP) que conquistaram  a independência do país.

A Guiné-Bissau assinala terça-feira mais um aniversário da criação das Forças Armadas Revolucionárias do Povo, na vila de Tamaquene, região de Boké, Republica da Guiné-Conacri, em 1964.

O aniversário das FARP vai decorrer num ambiente de dupla festividade uma vez que será assinalada, na mesma ocasião e perante vários chefes de Estados da sub-região, a festa da independência que se celebra em 24 de setembro.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário