segunda-feira, 15 de novembro de 2021


Dia das Forças Armadas
/ Ministro da Defesa esclarece que não haverá condecorações nem atribuição de patentes

Bissau,15 nov 21(ANG) -  O ministro da Defesa Nacional e dos Cobatentes da Liberdade da Pátria, Sandji Fati, esclareceu  que nas comemorações dos 57 anos da criação das Forças Armadas Revolucionárias do Povo (FARP) que se assinala terça-feira, 16 de novembro de 2021, não haverá condecorações nem atribuição de patentes aos militares guineenses.

Sandji Fati justificou que  não haverá condecorações devido à falta de feitura dessas medalhas, nomeadamente: a da Ordem Honorífica de Unidade, de Luta e de Progresso, razão pela qual o governo decidiu protelar as condecorações para outra ocasião.

Em relação às patentes, o ministro da defesa nacional frisou que se tivessem que ser atribuídas seria mediante o Orçamento Geral de Estado, porque “não adianta ter patente que não é compatível com o seu salário”.  

O também membro de uma das subcomissões da organização do dia das Forças Armadas Revolucionárias do Povo da Guiné-Bissau falava esta segunda-feira, 15 de novembro de 2021, ao jornal O Democrata e à RTV Bantaba.

Fati afirmou que o governo está empenhado na transformação das Forças Armadas do país, para torná-las “republicanas de verdade” e acompanhadas sempre de um processo de transformação.

“Neste momento, a escola militar de Cumeré está a ser reparada pela equipa da engenharia militar do país com o esforço interno do nosso governo, para dar-lhe um outro nível de vida”, salientou.

O governante anunciou ainda que a escola vai servir não só os militares como também as forças policiais: a Guarda Nacional e  a Polícia da Ordem Pública.

“A base das nossas Forças Armadas tem que ser alicerçada com formação  dos nossos militares”, disse.

As comemorações dos 57 anos da criação das Forças Armadas da Guiné-Bissau culminarão com o desfile e a parada militar dos três ramos das FARP, designadamente, Exército, Marinha Nacional, Força Aérea, Guarda Nacional e Polícia da Ordem Pública.

Segundo as explicações das autoridades governamentais, o desfile e a parada militar das três ramos das (FARP) que deveriam ter lugar a 24 de setembro foram adiados para dia 16 de novembro, devido à pandemia e a participação do Presidente da República na sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que decorria quase no mesmo período com os acontecimentos da Nova Iorque.ANG/odemocrata

 

Sem comentários:

Enviar um comentário