terça-feira, 16 de novembro de 2021

                 Myanmar/Jornalista americano Danny Fenster foi libertado

Bissau, 16 Nov 21 (ANG) - O jornalista norte-americano Danny Fenster, detido durante vários meses pela junta militar em Myanmar e condenado a 11 anos de prisão, foi  segunda-feira libertado.

"Estamos muito felizes q
ue o Danny tenha sido libertado e esteja a caminho de casa. Estamos ansiosos para tê-lo nos nossos braços", 
afirmaram os familiares do jornalista em comunicado.

"Estamos gratos a todas as pessoas que ajudaram a garantir a libertação, especialmente ao embaixador Richardson, assim como aos nossos amigos e ao público que expressou o seu apoio e esteve ao nosso lado, enquanto suportamos estes longos e difíceis meses", acrescenta a família.

Danny Fenster esteve preso desde Maio pela junta militar birmanesa, o jornalista foi solto e vai ser expulso do país em breve, informou uma fonte do governo de Myanmar.

O jornalista norte-americano "está a ser conduzido" de Yangon, onde se encontrava preso, para a capital Naipyidaw, e vai ser expulso, acrescentou a mesma fonte, sem revelar a sua identidade.

Danny Fenster, de 37 anos, é o primeiro jornalista ocidental a ser detido em muitos anos em Myanmar. Os militares tomaram o poder em Fevereiro deste ano, derrubando o governo civil liderado por Aung San Suu Kyi.

O jornalista da resvista Frontier Myanmar foi condenado a 11 anos de prisão, por incitação à dissidência, associação ilegal e violação da lei de vistos e deverá comparecer à Justiça esta terça-feira, 16 de Novembro, por acusações de terrorismo pela qual pode ser condenado à prisão perpétua.

O jornalista trabalhava para a Frontier Myanmar desde meados de 2020. Cobriu o golpe militar e a posterior repressão à dissidência. No momento da detenção, no Aeroporto Internacional de Yangon, em 24 de Maio, Fenster preparava-se para apanhar um avião e deixar o país. ANG/RFI

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário