terça-feira, 11 de abril de 2017

Ensino



Associação Académica dos Estudantes de “Tchico Té!” assina acordo com congénere senegalesa

 Bissau 11 Abr 17 (ANG) – O Presidente da Associação Académica dos Estudantes da Escola Normal Superior “Tchico Té” disse hoje que a sua organização vai estar em Dakar nos próximos dias 22 à 25 do corrente mês para assinatura de um acordo com a Associação dos Estudantes da Escola Normal do Ensino Técnico Profissional  de Dakar.
 
Francisco Brandão Pereira falava numa conferencia de imprensa na qual esclareceu 
o  motivo do adiamento do intercâmbio estudantil que devia ter lugar no Senegal e que não se realizou devido a visita que o Presidente português efectua àquele país, uma vez que os estudantes  universitários senegaleses estão inseridos nos serviços de  protocolo para a recepcção do visitante.

Relativamente ao acordo que vão assinar em Dakar, o Presidente da Associação dos Estudantes de “Tchico Té” disse que o acontecimento vai permitir a sua escola e a sociedade estudantil da Guiné-Bissau participar nos próximos eventos que vão decorrer na sub-região onde vão tomar parte os países como a Gâmbia , Cabo-Verde e  Senegal.

“Estávamos fora deste Fórum, mas   a nossa presença no encontro de Dakar vai permitir a participação dos guineenses nestes eventos académicos dos países  vizinhos, “disse.

Francisco Brandão Pereira disse ainda que a sua associação tinha um plano B, que tem a ver com uma excursão Académica que terá lugar na ilha de Orango entre os dias 13 à 16 , para permitir aos estudantes da Escola Normal Superior “Tchico Té” constatarem “ in loco” a realidade daquela zona.

O dirigente disse que a semelhança do que seria a ida à Dakar, vão convidar outras instituições académicas para tomarem parte na primeira Excursão Académica dos estudantes da Escola Tchico Té a realizar-se em Orango.
.
“Lamentamos a falta de apoio das diferentes franjas da nossa sociedade o que criou um certo desânimo, e fizemos mais de 70 pedidos através de cartas mas só uma pessoa se dignou em responder tendo nos oferecido uma soma de mil e quinhentos francos CFA , que, apesar de pouco,a consideramos muito, por ser a única que lembrou de nós” ,lamentou.

Brandão salientou que enquanto futuros professores devem, com ajuda da imprensa, divulgar os valores da educação , porque, segundo ele, só com a escola é que se pode desenvolver um país, e que a Guiné-Bissau não foge a regra. 
ANG/MSC/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário