quarta-feira, 12 de abril de 2017

ONU



               Fome ameaça milhões de vidas no Corno de África 

Bissau, 12 Abr 17 (ANG) - O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) alertou ontem para o risco de mortos “em massa” devido à fome no Corno de África, na Nigéria e no Iémen.
 
A ONU lançou o aviso tendo “em conta as secas que afectam igualmente numerosos países vizinhos (do Corno de África e da Nigéria) e a falta de financiamento, que se tornou tão grave que uma crise humanitária que podia ter sido evitada (...) se está a tornar inevitável”, afirmou um porta-voz do ACNUR numa conferência de imprensa em Genebra.
 
Adrian Edwards, o porta-voz da ONU, disse que “o risco de mortos em massa provocados pela fome entre as populações do Corno de África, do Iémen e da Nigéria aumenta” e a ONU teme que a situação possa ser pior que durante a fome de 2011, que matou mais de 260.000 pessoas nesta região.

A situação actual, denunciou, é o resultado de uma multitude de factores: secas, falta de fundos e conflitos, que provocam deslocações em massa. E acrescentou que a Somália, o Sudão do Sul, a Nigéria e o Iémen enfrentam uma seca grave, assim como conflitos armados.

As Nações Unidas pedem à comunidade internacional 4,4 mil milhões de dólares (4,1 mil milhões de euros) para enfrentar a fome que ameaça aqueles países.
ANG/JA

Sem comentários:

Enviar um comentário