quarta-feira, 19 de abril de 2017

Reforco de capacidades



Projecto ProPALOP organiza seminário sobre orçamento sensível ao género

Bissau, 19 Abr 17 (ANG) – O Projecto ProPALOP organiza entre os dias 21 e 28 do mês em curso, um seminário de capacitação em matéria do orçamento sensível ao género.

A informação consta de um comunicado à imprensa enviada hoje à ANG, e que anuncia a chegada de duas especialistas, uma em Orçamentação Sensível ao Género e outra em fiscalização legislativa, das Instituições Superiores de Controlo (ISC) dos PALOPs.

ProPALOP é um projecto inteiramente financiado pela União Europeia num montante de cerca de sete milhões de euros, dos quais seis milhões são administrados directamente pelo PNUD por um período de três anos.

 O projecto tem como objectivo específico o reforço das capacidades de controlo externo, de fiscalização legislativa e de escrutínio do público às finanças públicas nos PALOPs e em Timor-Leste. 

De acordo com o comunicado a missão será liderada por Raquel Coelho Cremades especialista em género e fiscalização orçamental e a Graça Sanches do grupo de mulheres parlamentares e fiscalização legislativa com foco no género.

Em 21 e 22 de Abril a missão terá reuniões com as diferentes instituições para apresentar o plano de acção do projecto para Guiné-Bissau e inteirar-se do funcionamento das organizações parceiras em matéria de igualdade de género.     

A rede das Mulheres Parlamentares do PALOPs prevê várias actividades envolvendo a Rede das Mulheres Parlamentares da Guiné-Bissau (REMP-GB), a comissão especializada para assuntos económicos, financeiros, plano, comercio e industria e também a comissão especializada para Assuntos da mulher e criança,ambas da ANP, técnicos parlamentares, do ministério da economia, do plano e integração regional, instituto da mulher e criança, organização da sociedade civil, PNUD e ONU mulheres.

O referido seminário de capacitação em Fiscalização Orçamental com foco no Género dirigido aos membros da REMP-GB, membros do Parlamento e das Organizações da Sociedade Civil que trabalham na monitorização social das finanças públicas e na promoção da igualdade de género.
 ANG/JD/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário