quinta-feira, 20 de abril de 2017

Ensino público



Sindicatos dos professores ameaçam observar nova paralização das aulas

Bissau, 20 Abr 17 (ANG) – Os Sindicatos Nacional dos Professores (SINAPROF) e o Democrático de Professores (SINDEPROF) ameaçam decretar nova greve no sector de ensino público guineense, caso o Governo “não cumprir” com último Memorando de Entendimento rubricado entre as duas partes.

Foto Arquivo
Em conferência de imprensa conjunta realizada hoje, o Presidente do SINAPROF, Malam Li Baldé sustentou que os professores não podem continuar a ver os seus problemas resolvidos duma forma “pontual”.

Baldé exige a “resolução  total” das suas reivindicações, conforme rege o acordo entre o Estado e os docentes.

“Como é possível termos um sistema de ensino de qualidade, se não melhorarmos as condições nas escolas, se existir a falta de formação contínua aos professores e  se termos os conteúdos lectivos que datam dos anos oitenta”,  questiona o professor.

Por seu lado, o Presidente do Sindicato Democrático dos Professores, Lauriano Pereira,  acusa o governo de empurrar os docentes para a greve, por incumprimento do acordo firmado entre as duas partes.

Entre outros pontos, os dois sindicatos do sector do ensino público do país exigem a implementação da Carreira Docente, o pagamento dos ordenados atrasados aos novos ingressos e  contratados  e a uniformização de letras de vencimentos aos professores com a mesma categoria.
 ANG/QC/SG
        

Sem comentários:

Enviar um comentário