quinta-feira, 27 de abril de 2017

Promoção de Género


      Presidente da ANP denuncia défice de solidariedade entre guineenses devido interesses pessoais

Bissau, 27 Abr 17 (ANG) - O Presidente de Assembleia Nacional Popular (ANP) afirmou esta terça-feira que na Guiné-Bissau assiste-se actualmente um grade défice de solidariedade no seio dos guineenses devido a interesses pessoais.
 
Cipriano Cassama falava na cerimónia de abertura de um seminário de capacitação das mulheres no domínio de género e políticas públicas que vai decorrer ate sexta-feira.

“A sociedade guineense é tradicionalmente solidária pela sua própria natureza, mas actualmente verifica-se uma certa deficiência em termos dessa solidariedade devido os interesses pessoais que cada vez mais estão a tornar-se predominantes na sociedade”, afirmou aquele responsável parlamentar.

Sobre o tema do encontro, ou seja, “Género e as Políticas Públicas”, aconselhou para que seja encarrado como uma oportunidade para avaliação dos poderes públicos no país.

O Presidente da ANP considerou as políticas Públicas como de monopólio dos poderes públicos, tendo sublinhando que nessas circunstâncias são sempre necessária as intervenções sobre a situação de exclusão, desigualdade e descriminação do género no mercado laboral e na repartição do rendimento entre homens e mulheres.

Cipriano Cassama disse que as políticas públicas da Guiné-Bissau devem privilegiar igualmente as meninas excluídas do sistema educativo formal.

Por sua vez, A Presidente da Comissão Especializada da ANP para Assuntos das Mulheres e Crianças, Martina Moniz considerou a formação de uma “oportunidade de ouro” para aprofundar o conhecimento dos participantes.

Aquela responsável lançou um apelo às mulheres no sentido de aproveitarem no máximo esta formação de modo a estarem aptas aos desafios futuros.

O seminário foi financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e nele tomam parte mulheres dos partidos políticos com e sem assento na ANP, algumas deputadas organizações da Sociedade Civil que lutam para a promoção da mulher na sociedade.
ANG/AALS/JAM
                                           

Sem comentários:

Enviar um comentário