segunda-feira, 24 de abril de 2017

Pescas

Comissão sub-regional identifica constrangimentos da fileira de “Djafal” na Guiné-Bissau

Bissau,24 Abr 17(ANG) – A Comissão Sub Regional de Pescas(PCSP), em parceria com o Instituto de Biodiversidade e das Áreas Protegidas(IBAP) e o Centro de Investigação Pesqueira Aplicada(CIPA), realizaram de 15 à 21 do corrente mês, ateliês de Concertação com Actores de Fileira de Ethmalose(Djafal) na Guiné-Bissau.

Os referidos ateliês que decorreram nos sectores de Cacheu, norte do país, Empada e Cacine  no sul e em Bissau congregou diferentes Associações de pescadores de Djafal bem como os peritos do sector.

Em declarações à Agência de Notícias da Guiné, o consultor internacional da Comissão Sub Regional de Pescas, o mauritano Mika Samba Diop, afirmou que os ateliês visam a identificação de  todos os actores envolvidos na fileira de pesca de Djafal, inteirar-se das suas dificuldades,  bem como encontrar soluções de modo a produzir um plano para a sua gestão durável.

“Pretendemos ainda com os ateliês tentar minimizar todos os efeitos negativos existentes na fileira da pesca de Djafal através de criação de meios de conservação que passa na criação de fábricas de gelo, camiões frigoríficos, estradas favoráveis para transporte de pescado de forma a facilitar o seu escoamento, acessibilidade para os consumidores em melhores condições sanitárias, entre outros”, informou.

Perguntado sobre o que a Comissão Sub-Regional de Pescas espera dos resultados dos ateliês, Mika Diop disse que vão preparar um Plano de Gestão da pesca de Djafal para depois ver a disponibilidade de apoiar os pescadores com meios indispensáveis para exercerem as suas actividades.
ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário