segunda-feira, 24 de abril de 2017

Oceano Pacífico


Exercício militar dos EUA e Japão aumenta a tensão com Pyongyang

Bissau, 24 Abr (ANG) - O Japão e os Estados Unidos iniciaram domingo uma série de manobras navais conjuntas no Oceano Pacífico antes de se dirigirem nos próximos dias para águas próximas da península da Coreia, num momento de alta tensão na região, anunciou o Ministério de Defesa japonês.

Após zarpar na sexta-feira de Sasebo (sudoeste do Japão), os navios de guerra japoneses “Ashigara” e “Samidare” juntaram-se à frota do porta-aviões de propulsão nuclear norte-americano “Carl Vinson” perto do arquipélago das Filipinas.

Os navios americanos e japoneses vão permanecer na região durante vários dias para exercícios conjuntos estratégicos e de comunicação antes de se dirigirem no final de semana para o norte, para se aproximarem da península da Coreia, segundo fontes do Ministério citadas pela televisão estatal “NHK”.

Washington anunciou há duas semanas que tinha ordenado o posicionamento do porta-aviões na península da Coreia, medida que foi interpretada como uma advertência perante o programa de desenvolvimento de armas nucleares de Pyongyang, embora a frota tenha participado primeiro em exercícios com a Austrália e actualmente está a caminho da região.

O anúncio equivocado foi feito pelo Comando do Pacífico e logo depois pelo Presidente Donald Trump, através do Twitter, e até quinta-feira passada a Casa Branca não tinha explicado que se tratava de um mal-entendido. Seul também estuda a possibilidade de participar nas manobras. 

ANG/JA

Sem comentários:

Enviar um comentário