segunda-feira, 24 de abril de 2017

França/Presidenciais


Segunda volta para a presidência francesa com Emmamnel Macron e Marine Le Pen

Bissau, 24 Abr 17 (ANG) - Emmanuel Macron, candidato independente do centro, e Marine Le Pen da extrema-direita, vão disputar a 7 de maio a segunda volta para presidência
francesa.

Recolhendo cerca de 24 por cento dos votos na primeira volta, que teve lugar este domingo, Emmanuel Macron conseguiu afastar os candidatos dos partidos clássicos da direita e esquerda, em que François Fillon do partido “Os Republicados” (Direita) recolheu 19,91por cento, posicionando-se em terceiro lugar, e o candidato do Partido Socialista (PS), Benoit Hamon que não conseguiu ir além de 6,3por cento.


Jean Luc Melenchon, candidato da extrema-esquerda, que conseguiu cativar uma parte do eleitorado esquerda, e que acreditava passar para a segunda volta, ficou em quarto lugar com 19,6 por cento.

Reconhecendo a derrota, o candidato da direita François Fillon já aconselhou os seus apoiantes a votarem em Emmanuel Macron a 7 maio. Assim como os principais responsáveis do Partido Socialista já anunciaram que vão dar o seu voto ao candidato do centro. Contrariamente a Jean Luc Melenchon que preferiu não orientar os seus apoiantes para qualquer quer um dos candidatos.

A 7 de maio a França poderá reviver o episódio eleitoral que começara a 21 de abril de 2002 quando os dois candidatos vencedores da primeira volta foram Jacques Chirac e Jean Marie Le Pen, pai de Marine Le Pen, que obtiveram 20 e 17 por cento.

 Na segunda volta Jacques Chirac venceu Le Pen com cerca de 81 por cento dos votos, após uma união sagrada de todas forças políticas para travar o avanço da extrema-direita. 

ANG/ e-Global Notícias em Português







Sem comentários:

Enviar um comentário